O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Froehlich, esteve na última quarta-feira (03) em Curitiba, onde assinou o termo de adesão ao Plano de Desenvolvimento dos Municípios (PAM), da Secretaria do Desenvolvimento Urbano do Paraná (SEDU). A adesão atendeu a um pleito do deputado estadual Ademir Bier e permitirá a liberação de R$ 550 mil a fundo perdido.
Conforme o prefeito Moacir, estes recursos serão aplicados na aquisição de três novos caminhões para a coleta do lixo urbano, uma vez que a frota atual da Codecar está velha e prejudica o serviço. Com os novos caminhões, a intenção é melhorar o serviço de coleta do lixo, otimizando os recursos investidos no setor.
Os novos caminhões a serem adquiridos deverão exigir um investimento maior do que os R$ 550 mil liberados pelo Estado. A diferença será custeada com recursos próprios do município. O processo de licitação para a aquisição dos caminhões deverá ser encaminhado nos próximos dias, assim que houver a liberação por parte do Estado.
A intenção da municipalidade é adquirir caminhões com capacidade maior, ou seja, que tenham condições de transportar até 15 metros cúbicos de lixo orgânico, otimizando o trabalho de coleta e diminuindo o número de viagens até o aterro sanitário. Os atuais caminhões que fazem o serviço comportam apenas 9 metros cúbicos.