| Divulgação |
|---|
![]() |
| Vereador Adair Ninkoetter, chefe de gabinete Evandro Moreira, presidente da Câmara, Darlete Endler, vice-prefeita Cleci Loffi, Dieter Seyboth, um dos que serão homenageados, prefeito Vilson Schwantes e primeira-dama Eloísa durante reunião em que foram definidos detalhes sobre as homenagens |
A administração de Mercedes e a Câmara de Vereadores prestarão no próximo dia 12, às 19h30, em ato solene na Casa da Cultura, homenagem de reconhecimento para lideranças e diretoria da Associação dos Moradores e Amigos de Mercedes (Assomades), fundada em 11 de maio de 1989, com a finalidade específica de liderar o processo que culminou com a emancipação político-administrativa do município.
De acordo com o prefeito Vilson Schwantes, a homenagem busca resgatar tudo aquilo que foi feito anos atrás e que resultou na emancipação do município. Queremos que todos aqueles que ajudaram de alguma forma com a emancipação se sintam vitoriosos, pois são o passado, o presente e o futuro do município, ressalta.
Conforme a presidente da Câmara, Darlete Endler, os integrantes da Assomades tiveram participação ativa e fundamental na campanha emancipacionista. Lutaram até que o desejo da população e a conquista da emancipação se tornassem realidade, diz.
Segundo o prefeito, também serão homenageados os ex-deputados Gernote Kirinus e Werner Wanderer e o deputado estadual Elio Lino Rusch, os quais, junto à Assembleia Legislativa e em outras instâncias, tiveram papel fundamental, dando sustentação ao projeto em defesa da emancipação.
O ex-prefeito de Marechal Cândido Rondon Dieter Seyboth (gestão 1989/1992) será agraciado com o título de Cidadão Honorário de Mercedes, pois, conforme Schwantes, apoiou e permitiu o desmembramento territorial que possibilitou a emancipação do então distrito de Mercedes. Já o deputado estadual Ademi Bier, também ex-prefeito de Marechal Rondon (gestão 1993/1996), acrescenta o mandatário, por ter ajudado o recém-emancipado município, cedendo máquinas e pessoal para o início da gestão administrativa do então prefeito eleito Lídio José Schneider, que, por sua vez, também receberá homenagem por ter realizado a estruturação administrativa inicial do município.
Receberão também a homenagem os vereadores de Mercedes por Marechal Rondon: Celso Weiss (gestão 1989/1992) e César de Souza Faro (in memorian) (gestão 1989/1992). Eles representavam o então distrito de Mercedes junto ao Legislativo rondonense e articularam junto aos demais edis da época para que aprovassem o desmembramento territorial do então distrito, conclui.
