| Camila Syperreck |
|---|
| Objetivo foi transmitir informações sobre agricultura de precisão |
O Colégio Sesi de Ensino Médio de Marechal Cândido Rondon promoveu, na tarde da última segunda-feira (1º), um Círculo de Diálogo envolvendo turmas dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. O objetivo foi transmitir informações sobre o tema agricultura de precisão. O engenheiro agrônomo Juliano Luis Brunetto, da Copagril, foi um dos profissionais que dialogaram com os estudantes.
A agricultura de precisão possui diversas características, dentre elas pode ser citada a escolha da cultivar ou do híbrido melhor adaptado para a região, a qualidade da implantação e o manejo das culturas, a adequada correção do solo e manejo da adubação, explicou Juliano. De acordo com ele, a diferença da agricultura tradicional é que o manejo é adaptado para pequenas áreas dentro de um campo, em vez de considerar um grande pedaço de terra como uma unidade.
A Copagril desenvolveu o Programa ProSolo, que consiste no mapeamento detalhado da fertilidade do solo através da coleta e análise em diversos pontos da área cultivada. A agricultura de precisão surge como mais uma ferramenta para obtenção de resultados melhores de produtividade e diminuição do uso de insumos, uma vez que é utilizada como estratégia para resolver os problemas de desuniformidade na lavoura, concluiu Juliano.
Conforme a professora de geografia, Jane Carla Burin, o tema foi amplamente trabalhado em todas as disciplinas da escola. Os alunos realizaram diversas pesquisas, apresentaram trabalhos e promoveram debates durante todo o bimestre. O Círculo de Diálogo, realizado hoje, fez com que os alunos tivessem contato real e pudessem ouvir o que profissionais e empresas que atuam no ramo têm a dizer sobre o assunto, declarou. As apresentações marcaram o fechamento do bimestre escolar nesta 4ª edição do Círculo.