Luiz Fernando Cerni
Alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Willy Barth, do distrito de Planalto do Oeste, de Nova Santa Rosa, estiveram visitando na manhã desta segunda-feira (29), a sede do Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon.
Na visita, onde foram acompanhados pela diretora da instituição, Elenir Mittanck Bourscheid, e pelo professor Rafael Speck, puderam conhecer o dia a dia de um Bombeiro, como também todos os instrumentos utilizados no atendimento de uma ocorrência.
A ida dos alunos até a sede do Corpo de Bombeiros, faz parte de um projeto-piloto que está sendo realizado pelo professor Rafael Speck, cujo o nome é Projeto Coopertran (Cooperando para um trânsito mais seguro). Como o bombeiro hoje atua em praticamente 80% das suas ocorrências voltadas a vítimas de acidentes de trânsito. E a importância desse trabalho dos bombeiros, pois ele vai saber na hora de presenciar o acidente, dos cuidados que ele deve ter com a vítima. E o aluno conhecendo do Bombeiro, fica mais consciente dos riscos que o trânsito oferece, explica Rafael.
O projeto que teve início na Escola Willy Barth de Planalto do Oeste, deve ser seguido nas demais instituições de ensino do município de Nova Santa Rosa.