| Cristiano Viteck |
|---|
| Vereador João Marcos Gomes com as professoras e alunos da Escola Municipal Osvino Weirich |
Estudantes do 4º ano A e B da Escola Municipal Osvino Carlos Weirich, acompanhados da coordenadora Luciane Mosconi e da professora Inês Kist, visitaram a Câmara de Marechal Cândido Rondon na manhã de hoje (09). A visitação faz parte do projeto Conhecendo o Município, que é desenvolvido em todas as escolas pela Secretaria Municipal de Educação.
Os estudantes e professoras foram recepcionados pelo vice-presidente do Poder Legislativo, vereador João Marcos Gomes. Ele explicou como está organizada a Câmara rondonense, qual o função do Poder Legislativo e como é o trabalho dos vereadores não apenas durante as sessões, mas também no dia a dia na comunidade.
Reivindicações
João Marcos abriu espaço para perguntas e para que os alunos fizessem suas reivindicações, principalmente para melhorar a escola, que tem cerca de 200 estudantes. Muitos pedidos foram feitos para que sejam executadas melhorias na quadra de esportes, como a construção da cobertura para que o espaço possa ser utilizado tanto em dias quentes de sol como naqueles de chuva.
Também foi solicitada a instalação de redes nas traves, reforma do portão que dá acesso à quadra esportiva, que ainda necessita de telas ao redor para evitar que as bolas saiam do espaço escolar. Ainda foi pedido o conserto da iluminação da quadra. Os alunos também reivindicaram a instalação de bicicletários no pátio da escola, a reforma do parquinho e, principalmente, o conserto do telhado, pois há goteiras em determinadas salas de aula.
O pavilhão em frente ao educandário, recentemente repassado à escola para a instalação de mais uma sala de aula precisa ser reformado. Também foi pedida a construção de uma travessia elevada em frente à escola. Conforme foi apontado, a Escola Municipal Osvino Carlos Weirich tem sido constantemente danificada por ações de vândalos, que invadem o local à noite e nos finais de semana.
Recentemente, por exemplo, a escola com o apoio dos pais adquiriu equipamentos eletrônicos. Porém, uma das salas foi arrombada e dela foram furtados um aparelho de DVD e uma televisão. A situação preocupa professore e diretores do educandário.
Bairros
Além de ações para a escola, os estudantes também pediram melhorias para os bairros próximos onde reside a maioria deles. Entre as obras solicitadas estão a pavimentação das ruas do Loteamento Ciprestes, a instalação de redutores de velocidade nas ruas Alecrim e das Orquídeas.
Também foram pedidos tapa-buracos nas ruas e a manutenção mais frequente da iluminação pública nas proximidades da Escola Municipal Osvino Carlos Weirich. Segundo o vereador João Marcos, os pedidos dos alunos serão apresentados por ele em forma de indicações direcionadas à Prefeitura nas próximas sessões da Câmara.