O Presente
Geral

Ambulâncias novas estão sem utilização em seis municípios

calendar_month 30 de agosto de 2011
4 min de leitura
Carina Ribeiro/OP
Ambulância nova guardada no parque de exposições deve permanecer sem utilização por mais alguns meses

 

Aportas trancadas, longe de macas e doentes, isolada no parque de exposições está a ambulância nova do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebida há cerca de cinco meses do Ministério da Saúde pela Prefeitura de Marechal Cândido Rondon. A cena se repete em outros cinco municípios do Oeste contemplados em maio pelo governo federal com as unidades do Samu: Guaíra, Palotina, Toledo, Assis Chateaubriand e Santa Helena.
De acordo com o diretor da 20ª Regional de Saúde, Dieter Seyboth, o problema é que as ambulâncias não podem ser usadas pelos sistemas municipais de saúde para atendimento à população sem a implantação efetiva do Serviço de Urgência. Ele admite que houve atraso na implantação do Programa Samu na região, o que ocasionou a situação. “As ambulâncias são de uso exclusivo do Samu. Assim, elas somente podem rodar se o sistema todo estiver implantado”, justifica.

Prazos
A 10ª Regional de Cascavel, em conjunto com a 20ª Regional de Saúde de Toledo, está trabalhando com os gestores dos municípios para viabilizar a implantação do Samu nas seis cidades. Seyboth garante que as ações estão aceleradas uma vez que o prazo para concluir os trabalhos expira na próxima semana. “O prazo para os municípios elaborarem os planos de ação é dia 09 de setembro. Depois disso teremos até o dia 26 para nos reunirmos e formarmos o plano da macrorregional”, salienta.
Caso os prazos não sejam cumpridos, existe a possibilidade de o Ministério da Saúde recolher as ambulâncias.

Reunião
Uma reunião de gestores acontecerá hoje (30) com o objetivo de articular as ações na macrorregião que está sendo formada com as duas regionais. Também deverão participar do encontro representantes dos consórcios intermunicipais de saúde. “Eles vão participar do processo administrativo”, afirma.
Outra reunião foi realizada na última quarta-feira (24), em Cascavel, ocasião em que foi formado o Comitê Gestor da Macrorregional. “O próximo passo será a formação dos comitês municipais Samu 192, o que deve ser feito por meio de decreto”, especifica Seyboth.
A partir de então, deverão ser discriminados todos os procedimentos adotados em urgência de saúde. “Haverá todo um discriminativo das ações, quais as portas de entrada do paciente, de que forma ele é buscado, levado, onde ele é internado em termos de Samu, entre outros detalhes”, explica.
O comitê será composto pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Municipal de Saúde, entre outros, que irão acompanhar o desenrolar dos trabalhos.

Bases
Guaíra, Palotina, Assis, Toledo, Marechal Rondon e Santa Helena serão bases do Samu, que prestará serviço às demais cidades da Regional.
Seyboth menciona que os municípios devem disponibilizar um estabelecimento de saúde para o funcionamento do Samu, seja um hospital local ou de referência, como é o caso do Hospital Bom Jesus. No entanto, ele lembra que não existe necessidade de uma estrutura específica para o Samu. “Pode ser usada uma das Unidades de Saúde da Família desde que tenha espaço adequado, sala para o médico, garagem para a ambulância, entre outros”, explana.
Ele informa que Marechal Rondon tem a Unidade 24 Horas, Palotina tem o hospital municipal e Assis e Guaíra têm dois hospitais credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A contratação de profissionais de saúde e motoristas, segundo ele, deverá ser feita por intermédio de consórcio de saúde. “O custeio será dividido per capita por município e a gestão será via consórcio”, explica. Também será preciso implantar um sistema de rádio para comunicação.
O diretor da 20ª Regional afirma que não há uma previsão exata de quando os Serviços de Urgência passarão a funcionar nas bases e nem de quando as ambulâncias começarão a rodar.
Os prazos estipulados pelo Ministério da Saúde se referem ao final deste ano. “Até lá queremos colocar gradativamente em funcionamento”, pontua.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.