A Defensoria Pública do Estado do Paraná está convocando os advogados aprovados no teste seletivo simplificado para a escolha de 150 vagas de assessor de estabelecimento penal. Serão preenchidas 86 vagas para o sistema penitenciário e 64 para distritos policiais e cadeias públicas paranaenses. Os 300 primeiros colocados deverão comparecer no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, no próximo dia 13, às 8 horas.
A escolha de vagas obedecerá a ordem de classificação dos candidatos, explica a defensora pública-geral do Estado, Josiane Fruet Bettini Lupion. Os primeiros classificados vão escolher as vagas segundo os locais informados no edital 011/2011, e os profissionais contratados ocuparão cargo em comissão temporário, simbologia DAS-5, da Defensoria Pública, informa Josiane Lupion.
Os 150 novos contratados realizarão um trabalho junto aos estabelecimentos penais de todo o Paraná, com o objetivo de analisar a situação geral de cada um dos 30 mil detentos do Estado, a fim de subsidiar o trabalho dos defensores públicos a serem contratados no início de 2012, por meio de concurso público.
Todas as informações a serem levantadas por esses assessores farão parte de um banco de dados dinâmico, envolvendo informações integradas da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Secretaria da Segurança Pública e Tribunal de Justiça do Paraná.
Os candidatos deverão comparecer à Assembleia Legislativa munidos de documento de identificação com foto e Cadastro de Pessoa Física (CPF), sob pena de serem excluídos do processo seletivo. A escolha de vagas poderá ser efetuada por intermédio de procurador constituído, que deverá apresentar, no ato da assinatura da lista de presença, documento original de identificação e procuração constituída em poderes específicos e com firma reconhecida em cartório, explica a defensora pública-geral.
Mais informações sobre os nomes dos primeiros classificados, relação de documentos necessários e outras, estão no edital que pode ser acessado nos portais da Defensoria Pública do Estado do Paraná (www.defensoriapublica.pr.gov.br) e da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (www.seju.pr.gov.br). (AE Notícias)