O Presente
Geral

Área de cultivo de milho safra 2011/2012 cresce 51% em Rondon

calendar_month 22 de setembro de 2011
3 min de leitura

A área cultivada com milho para a safra verão 2011/2012 em Marechal Cândido Rondon deverá ter crescimento de aproximadamente 51% em relação ao ano anterior. A estimativa foi levantada por representantes do setor agrícola durante reunião realizada ontem (21), na prefeitura, na presença dos técnicos do escritório de Toledo do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab).
Conforme o técnico do Deral, João Luis Raimundo Nogueira, enquanto na safra anterior foram cultivados em torno de 3,3 mil hectares de milho, neste ano o cereal deverá ocupar em torno de 5 mil hectares no município. “O número superou as expectativas iniciais”, comenta.
Dentre os principais motivos está o fator preço, já que o produto está valorizado no mercado agrícola, sendo comercializado ao valor de R$ 23 atualmente. Outro ingrediente que favorece o avanço da cultura no município é o potencial de produtividade, tendo em vista as condições locais de solo e de clima, bem como as condições favoráveis do tempo registradas nos últimos dias.
Atualmente, cerca de 90% da área já foi plantada na região. “O clima se apresentou muito favorável para efetuar o plantio, o que levou muitos produtores a optarem pela cultura”, observa.

 

 

Safrinha
Mesmo com o registro de geadas em Marechal Rondon, a produtividade do milho safrinha ficou dentro de um patamar considerado pelo técnico como positivo. Segundo apontou o levantamento, no município foram cultivados 20 mil hectares e a produtividade ficou em 4 mil quilos por hectare, enquanto a expectativa inicial era de uma média de 4,7 mil quilos, portanto uma redução de aproximadamente 15%. Desta forma, o município produziu 80 mil toneladas. “Foi uma produtividade boa, pois pensávamos que a perda seria maior. É uma produção importante, tendo em vista a demanda para atender à indústria local, bem como a produção regional de aves e suínos”, avalia Nogueira.

Soja
O cultivo de soja para a safra de verão deverá fechar com uma pequena redução (5,4%) de área devido ao avanço do cereal. Em fase inicial de plantio, a oleaginosa deverá ocupar em torno de 26 mil hectares este ano, enquanto na safra anterior foram 27,5 mil hectares. “Tudo indica que os produtores pretendem investir em tecnologia, já que o produto está valorizado no mercado e há previsão de clima favorável durante o ciclo de cultivo”, expõe. A saca de 60 quilos de soja estava cotada ontem a R$ 45. “O produto está com muita liquidez, mesmo com a crise na Europa porque o consumo está alicerçado na China, na Rússia e no Brasil. É um consumo robusto que tem dado suporte às commodities”, avalia.
Segundo o profissional, a previsão dos institutos de meteorologia é de um período de primavera/verão neutro em relação a fenômenos como La Niña e El Niño. “Então, não deve chover em excesso e nem haver períodos longos de estiagem”, supõe.

Trigo
Já a cultura do trigo registrou um desempenho que deixou a desejar aos produtores de Marechal Rondon. Conforme o levantamento, a quebra chegou a 40%. A previsão inicial era de uma produtividade de 3 mil quilos por hectare, enquanto concretizou-se uma média de 1,8 mil quilos por hectare. “Neste caso a quebra foi muito significativa. Por este motivo, a tendência é que haja uma migração para outras culturas na próxima safra de inverno, principalmente mandioca, reduzindo a área que será cultivada com trigo”, prevê o técnico. A princípio, ele acredita que não haverá grande impacto sobre a oferta, já que atualmente há estocagem de milho de duas safras. Porém, Nogueira observa que este quadro vai mudar gradativamente.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.