Fale com a gente

Geral

Armas na Mira

Publicado

em

O Presente

 

Projetos de lei que tramitam atualmente no Senado propõem alterações no Estatuto do Desarmamento. A proposta defendida pelo senador Wilder Morais (PP-GO) é a própria revogação do Estatuto, por meio da convocação de um plebiscito, para substituição por uma nova lei que assegure o porte de armas de fogo a quaisquer cidadãos. A ideia conta com quase 100% de apoio popular na consulta pública feita no portal e-Cidadania: já são mais de 233 mil votos a favor e menos de dez mil votos contrários.

Para evitar os custos, o projeto (PDS) 175/2017 prevê a realização do plebiscito no mesmo dia das eleições de 2018. O eleitor responderia “sim” ou “não” a três perguntas. A primeira seria: “Deve ser assegurado o porte de armas de fogo para cidadãos que comprovem bons antecedentes e residência em área rural?”. A segunda: “O Estatuto do Desarmamento deve ser revogado e substituído por uma nova lei que assegure o porte de armas de fogo a quaisquer cidadãos que preencham requisitos objetivamente definidos em lei?”. A terceira, quase idêntica à anterior, substitui apenas “o porte de armas” por “a posse de armas”. A matéria aguarda relatório do senador Sérgio Petecão (PSD-AC) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Pensando em toda repercussão e debates calorosos acerca do tema, a reportagem de O Presente entrevistou lideranças do setor de segurança pública com o objetivo de conhecer a opinião desses representantes. Todos os entrevistados se colocaram a favor da revogação do Estatuto, contudo apontaram ressalvas e mudanças na legislação necessárias à adaptação a um novo período na sociedade.

 

Leia a matéria completa na edição impressa desta terça-feira (31)

Copyright © 2017 O Presente