Fale com a gente

Geral

Aumento da energia faz consumidor migrar para o LED

Publicado

em

Giuliano De Luca/OP

Lojas em Marechal Cândido Rondon registram procura crescente pelo LED

O aumento no custo da energia elétrica tem transformado o LED no protagonista do mercado de iluminação em Marechal Cândido Rondon. Diante do susto na conta de luz, uma parcela crescente da população tem investido nesse tipo de lâmpada para reduzir custos e aumentar a eficiência energética nos ambientes. Hoje, algumas lojas especializadas da cidade já estimam que a venda do Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz, o LED, respondam pela metade do total de lâmpadas comercializadas. A substituição das lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas de LED, de acordo com profissionais do setor, é uma realidade crescente e sem volta.

De acordo com a Copel, no último ano o aumento na conta de energia dos paranaenses chegou próximo de 77%. No acumulado de 2015, o acréscimo chega a 52%. Essa alta na tarifa tem estimulado o consumidor do município a migrar para o LED na tentativa de frear os gastos.

O empresário rondonense Mauro Herminio Benvenho fez as contas e decidiu mudar para a lâmpada sensação de vendas. As 120 unidades fluorescentes no saguão principal de sua loja de confecções estão sendo substituídas. De acordo com ele, a economia é de 75% e o investimento deve ser amortizado em seis meses. Já troquei 25 lâmpadas (LED tubulares) e encomendei outras 50. Depois do arranque (da tarifa) da energia, comecei as alterações, comenta.

Leia a matéria completa na edição impressa de hoje

Copyright © 2017 O Presente