O Presente
Geral

Bancos reabrem hoje após 23 dias de greve

calendar_month 14 de outubro de 2013
2 min de leitura

Após 23 dias de greve, a classe dos bancários retorna ao trabalho nesta segunda-feira (14). A decisão pelo fim da greve foi tomada na sexta-feira (11), em assembleias realizadas pelos funcionários de bancos públicos e privados. Diante da expectativa de grandes filas neste primeiro dia após a paralisação, a orientação é para que as pessoas que conseguirem esperar mais alguns dias, esperem para ir às agências.

Essa foi a maior greve da categoria dos últimos 20 anos. A proposta dos bancos eleva para 8,0% (aumento real de 1,82%) o índice de reajuste sobre os salários e demais verbas, para 8,5% sobre o piso salarial (ganho real de 2,29%) e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Também aumenta de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR e avança em outras reivindicações econômicas e sociais. A nova proposta da Federação Brasileira de Bancos (Fenaban), apresentada no 22º dia da greve e após 18 horas de duras negociações, avançou depois que os bancos recuaram da proposição inicial de compensar todos os dias de greve em 180 dias, aceitando compensar no máximo uma hora extra diária, de segunda a sexta-feira, até 15 de dezembro – a partir da assinatura do acordo.

Ela inclui ainda quatro novas cláusulas: proibição de os bancos enviarem SMS aos bancários cobrando resultados, abono-assiduidade de um dia por ano, constituição de grupo de trabalho com especialistas para apurar as causas dos adoecimentos dos bancários e adesão ao programa de vale-cultura do governo, no valor de R$ 50 por mês.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.