O Presente
Geral

Bragadenses se mobilizam para liberação de prédio

calendar_month 27 de setembro de 2011
4 min de leitura
Marili Besso
Participantes decidiram que a solução será a formação de uma comitiva do município para que juntos com deputados estaduais reivindiquem ao Estado a construção do prédio do Colégio

 

Atendendo à solicitação da prefeita Normilda Koehler e do vice Luiz Alberto Rosinski, os vereadores, juntamente com lideranças partidárias, participaram ontem (26), na prefeitura, de reunião com a missão de trabalhar de forma coletiva em prol da construção do prédio que abrigará o Colégio Estadual em Pato Bragado. No final do mandato, o então governador Orlando Pessuti anunciou que o processo de construção já estaria licitado, pois o município havia repassado a área e toda documentação necessária estava providenciada. No entanto, com a troca de governo, a resposta que o município recebeu é a de que a obra não estava incluída no orçamento do Estado para este ano. Diante deste impasse, a prefeita diz que se buscou uma ação coletiva, sem fins políticos, numa união de esforços em prol dos professores, pais e alunos, bem como de toda comunidade.  Segundo ela, como a tendência no ensino é de que a situação se agrave, pois os estudantes do colégio estadual ocupam há vários anos o espaço de dez salas de aula cedidas pelo município, e como o contingente de alunos é maior a cada ano, já não é mais possível abrigar todos os estudantes. “Diante de tudo isso, a necessidade de novas salas tem sido uma prioridade da administração municipal, que conclamou as lideranças políticas, tanto de situação quanto de oposição, e os responsáveis das escolas públicas para que juntos elaborassem uma estratégia para buscar a reversão desse quadro no ensino público de Pato Bragado”, explana Normilda.

 

 

Comitiva
De acordo com a mandatária, na reunião ficou definida a formação de uma comitiva com os integrantes de cada sigla partidária para que juntos agendem uma reunião em Curitiba, na Secretaria de Estado da Educação, com o secretário Flávio Arns, bem como com o governador Beto Richa para tentar solucionar o caso. Também estão sendo convidados todos os deputados que representam os partidos para participarem desta reunião, num gesto de união por Pato Bragado.
“Nosso município não possui mais condições de manter esta situação. E como professora que sempre fui, irei juntamente como toda comitiva lutar pelos direitos de pais e filhos de terem um ensino de qualidade e dignidade”, defende.
O gesto dos políticos de trabalharem em união foi elogiado pelos professores presentes. “É isso que esperamos deles. Não precisamos de um padrinho, precisamos do colégio”, disse uma das professoras. 

Lideranças avaliam encontro

Presidente do PP, Arnildo Rieger: “O encontro foi um grande momento para toda sociedade. Parabenizo a administração pela iniciativa e todos os partidos participantes e vereadores que demonstraram que pela causa comum não há adversários ou padrinhos. Os deputados Duílio (Genari) e (Dilceu) Sperafico também têm se empenhado por essa realização e estão conosco nesta luta. O momento é de trabalhar para que possamos ter o colégio o quanto antes, uma vez que é uma necessidade de vários anos. Todos juntos pelo partido que é Pato Bragado”.

Presidente do PT, Reinaldo Scherer: “A iniciativa é inovadora e só podia partir dessa líder que é a prefeita e que tem olhos para o bem comum da cidade. Que esta ideia sirva de exemplo para todos aqueles que realmente desejam o melhor para sua cidade, em prol do bem da sociedade, pois sabemos que unidos somos mais fortes. Liguei para o Elton Welter e ele também já se comprometeu com a causa”

Presidente do PMDB, Gilberto Maehler: “Eu mesmo sugeri a formação de uma comissão com todos os partidos de representação no Executivo e Legislativo e de que entrassem em contato com os deputados da sua base, para que juntos possamos unir forças e lutar em prol do interesse coletivo de Pato Bragado. O deputado Ademir Bier reafirmou que a escola é um compromisso assumido e será executada no próximo ano”

Presidente do PSDB, Jaime Schneider: “É um amadurecimento político, uma união em forças políticas em prol do social, principalmente quando o assunto é educação, que é a base da transformação do cidadão. É louvável a atitude da prefeita Normilda em buscar essa aproximação e de todas as lideranças partidárias para que o município cresça. Já mantive contatos com a assessoria do deputado (Ademar) Traiano e sua presença foi garantida”

Presidente do DEM, Delmar Fincke: “Lá em Curitiba vimos que a situação não se resolveria de imediato. Foi uma obra que pedimos para o deputado Elio (Rusch) para Pato Bragado e numa prestação de contas da rádio no meu programa, comentamos que era importante a comunidade se unir para brigar por isso. Até o deputado Elio confirmou que a obra será executada com o orçamento do próximo ano”.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.