Um projeto de lei aprovado esta semana na Câmara de Vereadores de Toledo quer implantar corredores e faixas exclusivas para uso de motociclistas nas vias e semáforos da cidade. A faixa exclusiva, de acordo com o projeto de lei 101/2013, aprovado em segunda votação, ficaria entre a faixa de retenção dos veículos e a de travessia para pedestre, com um espaço de até três metros de extensão.
Em grandes cidades, o sistema tem funcionado para reduzir acidentes com motos e aumentar a segurança dos motoristas vítimas de assaltos nos semáforos. O projeto também prevê a criação de corredores exclusivos para motociclistas no meio do asfalto nas vias que antecedem os sinaleiros.
Antes de ser sancionado, o projeto deverá passar por um estudo de viabilidade na Secretaria de Segurança e Trânsito. O setor de engenharia de tráfego da Prefeitura enviou o projeto ao Departamento Nacional de Trânsito, que fará uma avaliação da proposta, considerando as particularidades do trânsito da cidade. Se a avaliação técnica do Denatran for favorável à implantação do projeto, ele deve seguir para a sanção do prefeito, sem previsão de quando entrará em vigor.