O Presente
Geral

Campanha de prevenção deixa comércio cor-de-rosa

calendar_month 5 de outubro de 2011
3 min de leitura

ACampanha de Prevenção ao Câncer de Mama, desenvolvida pelo Conselho da Mulher Empresária de Marechal Cândido Rondon, deixou o comércio local mais cor-de-rosa. Conforme a presidente do Conselho, Justina Metzner (Tina), um total de 1,5 mil camisetas cor-de-rosa foram adquiridas por mulheres tanto do comércio, como de instituições de ensino e também da prefeitura. Segundo ela, o objetivo da campanha é sensibilizar o maior número de pessoas possível em torno da importância de realizar exames de prevenção, evitando problemas futuros.
Quem frequentar o comércio ao longo desta semana pode conferir grande parte dos atendentes e trabalhadores vestindo a camisa, um gesto que representa a incorporação da proposta da campanha.
De acordo com a diretora administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Elveni Turmina (Mari), praticamente todas as mulheres da prefeitura aderiram à mobilização e têm usado a camiseta. “Tanto da equipe da Saúde como das demais secretarias se mostraram solícitas em participar desta campanha, visando divulgar a importância de realizar exames com frequência, tanto de câncer de mama como o Papanicolau”, declara.

Gratuito
A diretora informa que todas as mulheres do município podem fazer o exame de prevenção gratuitamente, por intermédio do programa Saúde da Mulher, do Governo do Estado. “Para realizar a mamografia sem custo algum, basta se dirigir até a Unidade de Saúde 24 Horas para agendar o exame, que é realizado em Toledo e, havendo necessidade, o município inclusive disponibiliza transporte também gratuito”, declara.
Mari avalia que atualmente as mulheres possuem oportunidades, mas que, muitas vezes, existem tabus que as impedem ou mesmo falta tempo para fazer exames preventivos. “As mulheres precisam aproveitar esta oportunidade que possuem e reservar um tempo para se dedicarem à sua própria saúde, pois descobrir o problema depois pode ser tarde demais”, alerta.

Multiplicadores
Como uma instituição educacional e considerando a proposta da campanha, o Colégio Luterano Rui Barbosa se viu motivado a participar ativamente da divulgação. Em torno de 30 mulheres aderiram à campanha e estão vestindo a camiseta cor-de-rosa. Conforme a professora Mirta Beatris Krüger, o envolvimento de professoras, zeladoras e demais trabalhadoras do estabelecimento de ensino visa ampliar a conscientização sobre a relevância do tema. “É muito importante promover essa maior consciência para que as pessoas procurem fazer exames de prevenção”, expõe.
Ela relata que muitos alunos perguntaram sobre a camiseta cor-de-rosa, oportunidade em que a coordenadora, Ivone Elias, realizou uma explanação para as turmas, esclarecendo o assunto, tornando as crianças multiplicadoras da campanha.

Envolvimento social
O comércio também tem se reconhecido pela participação na campanha. Conforme a sócia-proprietária da Marçal Refrigeração, Carla Hecke Marçal de Araújo, a empresa viu na proposta uma oportunidade de colaborar com a divulgação do assunto. “Acreditamos que é uma campanha importante para que as mulheres procurem se cuidar mais e prevenir problemas”, afirma.
Ela conta que sempre teve preocupação com a prevenção da doença e que vestir a camiseta é uma chance de externar esta preocupação. “Algumas vezes a mulher esquece de si mesma, devido à correria do dia a dia, mas, com a adesão à campanha, a gente ajuda a lembrá-las de se cuidarem”, comenta, manifestando que a cidade ficou mais bonita com o cor-de-rosa da campanha.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.