Ação inclusa na Campanha de Trânsito Seja legal no trânsito foi realizada pelo Coetran (Conselho Executivo de Trânsito de Marechal Cândido Rondon), no último sábado (24). Trata-se de duas paradas com panfletagem desenvolvidas na rotatória da bandeira e no semáforo da Copagril. A iniciativa também fez parte da Semana Nacional do Trânsito que teve início no dia 18 e encerrou ontem (25). A ação contou com o apoio da Secretaria Especial de Coordenação de Programas em Segurança e Trânsito, Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, Polícia Militar, Detran, Ciretran, Patrulha Escolar, escolas e colégios, Falurb, sociedade organizada, clubes de serviços e demais parceiros.
Várias entidades, juntamente com as secretarias municipais, fizeram um mutirão para distribuir panfletos referente a campanha de trânsito desenvolvida desde março em Marechal Rondon. Diversas ações já foram realizadas e, a partir de agora, esperamos que as pessoas continuem retransmitindo os conhecimentos adquiridos para que se possa construir em conjunto um trânsito cada vez melhor, comenta o secretário Especial de Segurança e Trânsito, Ito Dari Rannov.
Para o dia 07 de outubro, está prevista a entrega de certificados para cerca de 500 multiplicadores do município. O objetivo do Coetran é de que eles prossigam o trabalho de multiplicação de conhecimentos sobre a reeducação no trânsito. Nesta data, ainda haverá a posse do novo conselho do Coetran, visando a continuidade dos programas e a elaboração de outros. O evento acontecerá no saguão da prefeitura, às 09h00. Com a nomeação do Coetran, será possível fazer novos projetos e reuniões para que o trânsito rondonense seja discutido periodicamente e não apenas quando acontece uma tragédia. É necessário pensar sobre o trânsito, fazer uma educação permanente, não só no momento em que o índice de acidentes aumenta, mas trabalhar para que ele diminua, lembra Rannov.