| Reprodução da Web |
|---|
![]() |
Iniciou às 06h04 desta sexta-feira (23) a Primavera. Estação favorita dos românticos e detestada pelos alérgicos.
De acordo com o instituto de meteorologia Simepar, as características principais da estação serão mantidas, apesar da influência da La Niña no Paraná.
A estação é marcada por um aumento natural no volume das chuvas em todo estado. As chuvas são decorrentes do deslocamento de sistemas frontais (frentes frias ou quentes) e também de eventos de curta duração que se desenvolvem no Estado devido à associação das altas temperaturas com a maior quantidade de umidade no ar.
Também são comuns ao longo da estação a atuação dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCMs) que se formam na região do Paraguai e ingressam no estado do Paraná ou se desenvolvem no próprio Estado. Ocorrências de eventos severos como rajadas de ventos moderadas a fortes, granizos e grande quantidade de raios fazem parte da climatologia da estação da primavera no Paraná.
Temperatura
Esta Primavera será quente. As temperaturas também apresentam aumento em seus valores médios à medida que a primavera se consolida. As regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral apresentam os maiores valores máximas e mínimas da primavera. A estação tem como característica dias progressivamente mais longos e quentes à medida que se aproxima do verão.
La Niña
A estação da primavera será marcada pelo retorno do fenômeno La Niña. As águas da bacia do oceano Pacífico Equatorial centro-leste, voltaram a apresentar valores negativos de Temperatura da Superfície do Mar nas últimas semanas.
A intensidade da La Niña deve variar entre fraca a ocasionalmente moderada. Os efeitos na Região Sul do País, estão principalmente associados ao rápido deslocamento das frentes frias sobre o Estado, o que implica em chuvas irregulares.
