O Presente
Geral

Comissão vai avaliar situação de balneários

calendar_month 25 de outubro de 2013
2 min de leitura

Na próxima semana, os municípios lindeiros ao lago de Itaipu que contam com praias artificiais terão que indicar as pessoas que comporão a comissão que vai deliberar sobre o futuro da gestão desses espaços. A princípio, a comissão será formada por membros do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Agência de Desenvolvimento do Turismo Integrado, Itaipu e prefeituras da região.

Na sequência, a intenção é convidar o Ministério Público, os órgãos ambientais e segmentos dos governos estadual e federal para o diálogo. A ação foi definida em assembleia realizada ontem no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu.

De acordo com o presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e prefeito de Santa Helena, Jucerlei Sotoriva (DEM), a primeira ação será fazer o levantamento detalhado de todas as ações e custos que envolvem os balneários.

“A problemática quanto à manutenção das praias é uma questão levantada há alguns anos pelos gestores municipais. Devido ao vandalismo, o investimento é alto e o retorno financeiro é mínimo”, disse Jucerlei, ao citar que Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu já manifestaram interesse em devolver a área para a Itaipu Binacional. A gestão privatizada desses espaços é um dos pontos a serem debatidos.

O prefeito de Mundo Novo (MS), Humberto Carlos Ramos Amaducci, afirmou que em seu município a situação não é diferente. “A infraestrutura é pequena pelo montante de valor que temos que investir todo ano em manutenção. Por isso, queremos dialogar junto com a Itaipu”, resumiu.

Presente na reunião, o superintendente de Gestão Ambiental da binacional, Jair Kotz, destacou o interesse de Itaipu em estar dialogando junto com os municípios para que a melhor saída seja encontrada.

“O primeiro passo certamente é levantar dados e informações para que possamos ter um diálogo mais consistente e abrangente. Não podemos esquecer que as praias são os cartões-postais de nossa região e que agregam, além de um espaço de lazer, a história e a cultura do nosso povo”.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.