O Presente
Geral

Comitiva da Embrapa e da Federação do Plantio Direto visitam Rondon

calendar_month 7 de outubro de 2011
2 min de leitura

Mais uma visita foi realizada no Condomínio de Agroenergia do Ajuricaba, localizado na Linha Ajuricaba, interior de Marechal Rondon, ontem (06).

Com o intuito de conhecer a experiência do condomínio e tomar ciência das tecnologias desenvolvidas, uma comitiva formada pelo diretor de transferência de tecnologia da Embrapa de Brasília, Valdir Stumpf Jr, além dos pesquisadores e supervisorores de informação e programação, Luiz Adriano Cordeiro e Robinson Cipriano esteve no local.

Também participaram da visita diretores da Federação Brasileira de Plantio Direto, entre eles Ivo Mello, o consultor chefe de qualificação em plantio direto, Rafael Fuentes, diretor da Federação e pesquisador do Iapar de Londrina, João Passini da Itaipu Binacional e o secretário de Agricultura e Política Ambiental, Urbano Mertz.

De acordo com o secretário da pasta de Agricultura, Urbano Mertz, o Condomínio de Agroenergia é uma experiência voltada para a pequena propriedade, com baixo custo e por isso a Embrapa tem interesse em buscar informações e técnicas que possam ser replicadas em pequenas propriedades da agricultura familiar.

Segundo Urbano, as comitivas da Embrapa e da Federação do Plantio Direto se interessam nestas experiências tendo em vista o Programa Nacional de Agricultura de Baixo Carbono que incentiva uma agricultura sustentável, com baixa emissão de carbono, e que pode ser utilizado no plantio direto e na transformação de dejetos de animais e materiais orgânicos das propriedades rurais em fontes renováveis de energia.

Atualmente, o Condomínio de Agroenergia do Ajuricaba conta com 25 km de gasodutos instalados e tem potencial diário de 500 m³ de biogás.

Também já foram executadas duas etapas com 24 propriedades, sendo que a maioria está interligada no gasoduto.

Na terceira etapa, que se encontra em andamento, estão sendo implantadas as últimas nove unidades de biodigestores, ações de adequação das propriedades, reformas nas instalações, implantação de calhas e caixas de água e esterqueiras.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.