O Presente
Geral

Comitiva pleiteia campus da UTFPR para Rondon

calendar_month 10 de outubro de 2013
2 min de leitura

Comitiva formada pelo prefeito Moacir Froehlich, presidente da Associação Comercial e Empresarial (Acimacar), Josué Maioli, ex-presidente da entidade, Luciano Cremonese, professor Alvori Ahlert, deputado estadual Ademir Bier e a assessora do deputado estadual Elton Welter, Elisabete Sturion, esteve reunida na terça-feira (08), em Curitiba, com o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Carlos Eduardo Cantarelli, para tratativas sobre a possibilidade de instalação de um campus em Marechal Cândido Rondon.

Conforme o prefeito rondonense, na ocasião foi apresentado um estudo minucioso das potencialidades do município com relação à produção agrícola, de agroindústria de transformação e de serviços. Com estes dados, conforme Froehlich, justificou-se a necessidade da região contar com profissionais com formação superior na área de tecnologia.

“Fomos muito bem recebidos pelo reitor. A reunião foi produtiva, pois foi nos assinalado que a possibilidade de instalação de campus no município existe. É certo que para que isso aconteça será necessária uma parceria com o Poder Público, principalmente quanto à doação de terreno”, observou o prefeito.

A Universidade já conta com 13 campi em todo o Estado, o último deles, inclusive, foi instalado recentemente em Santa Helena, na área onde, inicialmente, cogitava-se a instalação de um campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

A perspectiva de investimento em curto, médio e longo prazo para a instalação de um campus em Marechal Rondon seria de aproximadamente R$ 30 milhões. “Isso nos anima muito e nos dá perspectiva para o futuro. Seria um passo importante para a profissionalização de mão de obra para atuar em toda a região”, ressalta Froehlich.

Os cursos que foram levantados pela comissão que fez o estudo na região seriam de Tecnologia em Análise de Sistema, Tecnologia de Manutenção Industrial, Engenharia de Alimentos, Tecnologia de Automação Industrial e uma inovação, em termos do instituto, seria o curso de Tecnologia em Energias Renováveis, vindo ao encontro do Condomínio de Agroenergia, instalado do município.

“O próximo passo será realizar tratativas internas para analisar as solicitações feitas pela Universidade, para então dar prosseguimento aos trabalhos. Estamos muito animados com esta questão”, acrescentou o chefe do Poder Executivo Municipal.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.