Comitiva formada pelo prefeito Moacir Froehlich, presidente da Associação Comercial e Empresarial (Acimacar), Josué Maioli, ex-presidente da entidade, Luciano Cremonese, professor Alvori Ahlert, deputado estadual Ademir Bier e a assessora do deputado estadual Elton Welter, Elisabete Sturion, esteve reunida na terça-feira (08), em Curitiba, com o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Carlos Eduardo Cantarelli, para tratativas sobre a possibilidade de instalação de um campus em Marechal Cândido Rondon.
Conforme o prefeito rondonense, na ocasião foi apresentado um estudo minucioso das potencialidades do município com relação à produção agrícola, de agroindústria de transformação e de serviços. Com estes dados, conforme Froehlich, justificou-se a necessidade da região contar com profissionais com formação superior na área de tecnologia.
Fomos muito bem recebidos pelo reitor. A reunião foi produtiva, pois foi nos assinalado que a possibilidade de instalação de campus no município existe. É certo que para que isso aconteça será necessária uma parceria com o Poder Público, principalmente quanto à doação de terreno, observou o prefeito.
A Universidade já conta com 13 campi em todo o Estado, o último deles, inclusive, foi instalado recentemente em Santa Helena, na área onde, inicialmente, cogitava-se a instalação de um campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
A perspectiva de investimento em curto, médio e longo prazo para a instalação de um campus em Marechal Rondon seria de aproximadamente R$ 30 milhões. Isso nos anima muito e nos dá perspectiva para o futuro. Seria um passo importante para a profissionalização de mão de obra para atuar em toda a região, ressalta Froehlich.
Os cursos que foram levantados pela comissão que fez o estudo na região seriam de Tecnologia em Análise de Sistema, Tecnologia de Manutenção Industrial, Engenharia de Alimentos, Tecnologia de Automação Industrial e uma inovação, em termos do instituto, seria o curso de Tecnologia em Energias Renováveis, vindo ao encontro do Condomínio de Agroenergia, instalado do município.
O próximo passo será realizar tratativas internas para analisar as solicitações feitas pela Universidade, para então dar prosseguimento aos trabalhos. Estamos muito animados com esta questão, acrescentou o chefe do Poder Executivo Municipal.