| O Presente |
|---|
![]() |
| O culto de encerramento reuniu mais de três mil pessoas. A Santa Ceia foi distribuída por dezenas de pastores |
A aprovação do Congresso Nacional de Leigos Luteranos foi muito boa. O evento foi um divisor de águas à Liga de Leigos, à Igreja Evangélica Luterana do Brasil e ao município de Marechal Cândido Rondon. A declaração é do presidente da Liga de Leigos Luteranos do Brasil (LLLB) nos anos de 2010 a 2013, Oldemar Rohloff, referindo-se ao 20º Congresso Nacional da LLLB realizado em Marechal Cândido Rondon entre a última quinta-feira (29) e o domingo (1º).
De acordo com Rohloff, todas as expectativas foram superadas. Isto se deve ao comprometimento da equipe rondonense que esteve à frente da diretoria da Liga de Leigos, dos familiares, amigos e pastores. Foi uma equipe muito bem organizada, com as pessoas certas nos lugares certos, o mesmo valendo para os voluntários, afirma.
Além do apoio dos luteranos, é preciso agradecer ao Poder Público, as polícias Militar, Rodoviária Estadual, Rodoviária Federal, Civil, ao Batalhão de Polícia de Fronteira e à comunidade de Marechal Rondon. O meu muito obrigado a todos, também aqueles que trabalharam como voluntários em cada uma das comissões, que hospedaram e alojaram congressistas, enfim, a todos que se envolveram neste projeto surpreendente, salienta Rohloff.
Números
O congresso, que tinha a expectativa de receber em torno de 1,5 mil inscritos, teve a meta superada e totalizou 1.703 inscritos, dos quais 78 eram estrangeiros das Ligas de Leigos da Argentina, Estados Unidos, Paraguai e Uruguai.
Houve participações de representantes do programa Hora Luterana; do Seminário Concórdia, que veio com estudantes de Teologia e membros do coral; da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); da Editora Concórdia; de Ligas de Leigos estrangeiras; Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB); do Programa de Evangelização e Mordomia (PEM); da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB); entre outros.
O projeto encampado pela diretoria rondonense de apoio a 450 cotas no valor de R$ 1 mil cada visando à construção de apartamentos junto ao Seminário Concórdia, em São Leopoldo (RS), para uso dos alunos do curso de Teologia, chegou a 340 cotas doadas em diversas parcelas pelos inscritos e por congregações. Conforme Rohloff, o número é expressivo. Segundo ele, devem surgir mais doadores, haja vista que outras congregações e pessoas manifestaram interesse em contribuir.
