Fale com a gente

Geral

Conheça mais sobre as regras de segurança do trabalho e o EPI

Publicado

em

Um canteiro de obras é um local propício para acontecer acidentes e sem o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI), pode se tornar ainda mais perigoso.

Apesar da obrigatoriedade imposta pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), nem todos os trabalhadores fazem uso desses equipamentos, por isso é importante sempre frisar a importância do seu uso para garantir a segurança e bem-estar.

Além de assegurar o uso do EPI pelo empregado, o empregador deve sempre disponibilizar informações das melhores práticas de segurança nas construções, com palestras, reuniões e conversas com os principais detalhes de como evitar acidentes no canteiro de obras.

De acordo com dados do MTE, a desatenção do trabalhador é um dos principais fatores que ocasionam acidentes, então é importante que a administração mantenha avisos e letreiros lembrando da importância do uso correto dos EPIs em todas as etapas da obra, a fim de evitar acidentes com o impacto de objetos, quedas, ruídos, produtos químicos, biológicos e sua ergonomia. Os principais equipamentos que devem ser utilizados pelos profissionais da construção civil são:

– Capacete: proteção contra impacto no crânio;

– Óculos: proteção para os olhos;

– Protetor auricular: proteção para o ouvido;

– Máscara para proteção contra pó da obra e químico: proteção para as vias respiratórias;

– Trajar roupas como calça e camisa comprida;

– Luvas de couro ou de plástico: proteção contra material corrosivo ou tóxico e contra materiais que possam provocar cortes;

– Botas ou botinas: proteção contra produtos químicos, materiais perfurantes e impactos;

– Cinto de segurança: proteção contra queda;

É importante também sempre verificar como está a manutenção das ferramentas e máquinas presentes no canteiro.

Um bom exemplo são as betoneiras, que se forem mantidas em condições precárias podem causar danos graves aos trabalhadores, como descargas elétricas, tombamento e ruídos excessivos. Por isso, é preciso garantir o bom funcionamento de todos os equipamentos e providenciar a troca quando necessário.

Copyright © 2017 O Presente