| Maria Cristina Kunzler |
|---|
![]() |
| O secretário especial de Coordenação de Programas em Segurança e Trânsito, Jossoé Hahn Pinto, foi o convidado de ontem (02), na Câmara de Vereadores, para fazer uso da tribuna e falar a respeito dos trabalhos desenvolvidos na pasta |
Construção de lombadas e travessias elevadas, municipalização do trânsito, uso de radar móvel, índices de acidentes, instalação de placas de sinalização, pintura de sinalização horizontal, novo posto da Polícia Militar no distrito de Porto Mendes e da Polícia Federal, instalação provisória da Delegacia Cidadã, construção da nova unidade da Polícia Rodoviária Estadual, dentre outros assuntos, foram abordados na sessão da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon, ontem (02), na sessão ordinária, durante a participação do secretário especial de Coordenação de Programas em Segurança e Trânsito, Jossoé Hahn Pinto, na tribuna popular.
O objetivo do seu pronunciamento foi para falar a respeito dos trabalhos desde que assumiu o comando da pasta, no início deste ano. O secretário iniciou o discurso enaltecendo que a cidade está muito bem servida de sinalização vertical e horizontal, apesar de que admitiu que várias adequações ainda precisam ser feitas.
Visitamos outros municípios do Estado e constatamos que a nossa cidade está muito servida. O que precisamos de fato é de mais conscientização e melhoria na educação do trânsito, pontua, segundo o qual, a secretaria está trabalhando para retomar o projeto da cidade mirim, que passará a ser itinerante, a partir do qual as crianças poderão aprender na prática como funciona o trânsito.
Desde que assumiu o cargo, Jossoé menciona que já foram feitas alterações em sentidos de vias e que a secretaria recebeu sugestões de retomada de mão dupla em algumas ruas. Sobre este assunto, ele revelou que algumas intervenções serão de fato realizadas pela municipalidade. Porém, ressaltou que é importante primeiro a reativação do Conselho Executivo de Trânsito (Coetran), o que vai acontecer ainda neste mês.
Estávamos sendo cobrados, e com razão, para que o Coetran fosse reativado. No entanto, tínhamos algumas outras situações emergenciais. Por isso, deixamos para este mês de setembro, mais especificamente na Semana do Trânsito, que compreende entre os dias 18 e 25, ato de posse dos novos membros indicados pelas entidades que fazem parte do Coetran. Será um órgão extremamente atuante nesta gestão, revela.
A Semana do Trânsito já está sendo organizada pela Secretaria Especial de Coordenação de Programas em Segurança e Trânsito e um dos focos será o uso correto das rotatórias e da faixa de pedestre, bem como o respeito que deve haver por parte dos motoristas. Todos receberão um material alusivo à Semana do Trânsito. Também vamos trabalhar no uso saudável e sustentável da bicicleta, comentou o rondonense.
