Geral
Consumidor “limpa” o nome e sai em busca do crédito
Os dados do Servi ccedil;o Central de Prote ccedil; atilde;o ao Cr eacute;dito (SCPC) registrados nos primeiros meses deste ano revelam um comportamento diferenciado do consumidor rondonense no per iacute;odo. A observa ccedil; atilde;o eacute; do diretor de prote ccedil; atilde;o em vendas da Associa ccedil; atilde;o Comercial, Industrial e Agropecu aacute;ria (Acimacar), Eduardo Berndt. Segundo ele, o n uacute;mero de consumidores que buscaram ldquo;limpar rdquo; seu nome na pra ccedil;a durante o m ecirc;s de mar ccedil;o deste ano em rela ccedil; atilde;o ao m ecirc;s anterior superou em 40% o n uacute;mero registrado no mesmo per iacute;odo de 2009. Enquanto no ano passado foram feitas 354 baixas do sistema em fevereiro e outras 392 em mar ccedil;o, em 2010 as baixas foram de 365 e 551, respectivamente. ldquo;De um m ecirc;s para outro houve um incremento de cerca de 50,95% no n uacute;mero de pessoas que procuraram a Acimacar para liquidar d iacute;vidas pendentes e lsquo;limpar rsquo; o nome rdquo;, complementa.
Do ponto de vista de Eduardo, os n uacute;meros de pessoas que tiraram o nome do SCPC refletiram no aumento da procura por cr eacute;dito no com eacute;rcio. A constata ccedil; atilde;o est aacute; baseada na alta registrada no n uacute;mero de consultas das empresas ao Servi ccedil;o de Prote ccedil; atilde;o. A diferen ccedil;a entre a rela ccedil; atilde;o fevereiro e mar ccedil;o do ano passado em compara ccedil; atilde;o a 2010 revela alta de 10% no n uacute;mero de consultas. ldquo;Possivelmente isto significa que o consumidor esteve mais disposto a fazer compras rdquo;, aponta. Foram 7.869 consultas em fevereiro para 9.471 em mar ccedil;o deste ano, ante 7.434 e 8.046, respectivamente, no ano passado.
Na avalia ccedil; atilde;o de Eduardo, dos cerca de 50% que tiveram o nome limpo de fevereiro para mar ccedil;o deste ano, aproximadamente 20% voltaram a buscar cr eacute;dito. ldquo;Representa um aquecimento de mercado e uma estabiliza ccedil; atilde;o maior da economia, al eacute;m de um maior planejamento das compras e dos pagamentos pelo consumidor rdquo;, acredita.
Trimestre
De acordo com o diretor, o m ecirc;s de janeiro costuma ser at iacute;pico em rela ccedil; atilde;o aos demais meses do ano, devido ao vencimento de contas de dezembro e as de in iacute;cio de ano (f eacute;rias, material escolar, impostos, entre outras).
Dados comparativos de ambos os trimestres (2009 e 2010) revelam que o n uacute;mero de registros de consumidores inadimplentes subiu 3%, o n uacute;mero de baixas 6,96% e o de consultas 4,38%. ldquo;Ainda assim os n uacute;meros s atilde;o positivos para o com eacute;rcio local rdquo;, afirma.
Confirma
O aumento da procura pelas compras por meio do credi aacute;rio nos uacute;ltimos meses tem sido sentido efetivamente pela s oacute;cia-propriet aacute;ria da Cal ccedil;ados Paran aacute;, Eni Kawacki. Segundo ela, muitas pessoas est atilde;o buscando ldquo;limpar rdquo; o nome para poder voltar agrave;s compras a prazo. ldquo;Acredito que o consumidor est aacute; mais cauteloso com as contas e se organizando melhor. Outro fato que tem favorecido este cen aacute;rio eacute; o fato do sistema do SCPC ser todo interligado nacionalmente, sendo assim, quem tem o nome no registro fica com restri ccedil; atilde;o de comprar em qualquer cidade do pa iacute;s. Por isso as pessoas est atilde;o mais zelosas com seu nome rdquo;, destaca.
O aquecimento das vendas no uacute;ltimo m ecirc;s, acredita Eni, foi alavancado pela P aacute;scoa e pela mudan ccedil;a de esta ccedil; atilde;o, com adiantamento dos dias frios. ldquo;Agora ainda vem o m ecirc;s de maio, do Dia das M atilde;es, o que deve favorecer ainda mais as vendas, pois ningu eacute;m deixa de presentear a m atilde;e rdquo;, finaliza.
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