O Presente
Geral

Conteúdo de garrafa encontrada em Curitiba é revelado

calendar_month 1 de agosto de 2013
2 min de leitura
Divulgação

Finalmente na manhã desta quinta-feira (1º), foi revelado o conteúdo que estava dentro de uma garrafa, encontrada numa estátua de Tiradentes, retirada na última sexta-feira (26) para ser restaurada. Uma moeda de 100 réis de 1924, e manuscrito com indicações remoção da própria obra, além de uma mensagem “existe uma cápsula do tempo embaixo da estátua do Tiradentes” – estavam dentro da garrafa, que teve que ser rompida pelo lacre. 

O prefeito Gustavo Fruet autorizou buscas pela outra garrafa que está escondida na Praça Tiradentes. A mensagem encontrada na garrafa de João Turin, datada de 25 de janeiro de 1932, relata a mudança de posição do monumento de Tiradentes e a existência de uma outra cápsula do tempo ainda mais antiga. Esta outra garrafa contém uma edição do jornal O Dia, moedas de cobre e níquel e assinaturas.

A revelação aconteceu no atelier João Turin,com representantes da Fundação Cultural de Curitiba, o gestor do projeto de restauração das obras de Turin, Maurício Appel e o proprietário do acervo do artista, Samuel Ferrari Lago. O material será higienizado e ficará em poder da FCC.

Durante a operação, foi retirada a peça o manuscritos e algum objeto que teria sido colocada pelo próprio escultor no local, em 1927. O prefeito Gustavo Fruet acompanhava os trabalhos e presenciou o momento da coleta da garrafa.

Segundo a coordenadora de Acervos da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Denise Zanini, responsável pela logística e por acompanhar os trabalhos do ateliê em nome do Município, os trabalhos de restauração e confecção de moldes fazem parte de um projeto iniciado há cerca de dois anos, depois que os direitos sobre o acervo do escultor foram comprados pelo colecionador curitibano Samuel Ferrari Lago.

Foi realizado um levantamento do acervo e, após negociações entre a família Lago, o poder público e descendentes de Turin, foram iniciados os trabalhos, no Atelier João Turin.

Veja o conteúdo do manuscrito:

Aos 25 dias do mês de janeiro de 1932, tendo o interventor Joaquim Pereira de Macedo, procedeu a remoção deste monumento da posição original para a atual. Nesta garrafa foram colocadas a primeira página do jornal do dia, de 21 de abril de 1927, e algumas moedas de cobre e níquel. A garrafa foi colocada na última camada de alvenaria de gruta do baixo pedestal“. 

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.