O Presente
Geral

Cores e brilho são as novas tendências do envelopamento

calendar_month 9 de setembro de 2011
5 min de leitura
Carina Ribeiro/OP
Parceria firmada entre empresa rondonense e o customizador renderá trabalho inédito no país: envelopamento veicular com material de efeito cromado

Enquanto cresce no país o envelopamento de veículos com preto fosco, alguns profissionais do ramo já se preparam para lançar novas tendências. Conforme o customizador paulista Luiz Carlos Agostinho (Alemão), a moda agora é inovar na cobertura por adesivação do veículo, utilizando cores brilhantes.

Alemão é um dos pioneiros do segmento de customização e envelopamento e está em Marechal Cândido Rondon para desenvolver um trabalho inédito no país, graças a uma parceria firmada entre a Tropical Cabines e a empresa fabricante de materiais de revestimento Alko.

Ele está concluindo hoje (09) o envelopamento de uma pickup F-Maxx com um material que proporciona um efeito próximo de cromado e do alumínio. “Até hoje não existe outro veículo envelopado com esse tipo de material”, garante.

Alemão explica que o material possui fibra de carbono, poliéster à base de alumínio e revestimento de PVC. “Essa composição dificulta o trabalho de envelopamento, pois o material não permite fazer curvas para recobrir todas as partes do veículo”, explica.

O paulista revela que a proposta de trabalho foi para ele um desafio, já que nunca havia realizado outro desta maneira. Ele já envelopou Mustang, Lamborghini, Mercedes, Subaru, BMW e participou do Programa Lata Velha, do Luciano Huck. Também já foi destaque por duas vezes na Revista Full Power (edições 98 e 113). “A ideia foi do Josué (Maioli). Para mim foi um desafio. No início pensei que não seria possível, mas encaramos e conseguimos um ótimo resultado”, diz.

Destaque

De acordo com o diretor de Marketing da Tropical Cabines, Josué Maioli, o envelopamento da F-Maxx visa à preparação do veículo para ações de mídia que serão realizadas em exposições e na TV. De 02 a 04 de outubro a pick up participará do salão de duas rodas, no Anhembi, em São Paulo. “Será o único carro entre as motos do salão”, afirma.

Em novembro, a F-Maxx também será apresentada no maior evento de veículos customizados da América Latina, o salão X-treme Motorsports. Para este evento ainda está sendo programado um campeonato de envelopamento.

Por outro lado, Maioli revela que existe uma grande expectativa de colocar o veículo rodando nas ruas para observar o efeito do brilho sob o sol. “Não vemos a hora de conferir esse resultado”, declara.

Não só pelo tamanho, a pickup deve se tornar uma atração ainda maior para quem vê-la passar. “O reflexo do brilho se expande, gerando um efeito muito especial”, enfatiza.

O projeto já soma cerca de um mês desde a ideia inicial até a concretização. Já o envelopamento levou o equivalente a três dias de trabalho. O profissional paulista conta com ajuda de mão de obra rondonense para dar conta do serviço. “Como o material possui limitações, tivemos que realizar vários testes e analisar com cuidado a forma de realizar o envelopamento”, explica Alemão.

Grafite

Até mesmo estimulada pelo exemplo da F-Maxx, a tendência no setor de estilização veicular é aumentar a procura pelos adesivos de cor (verdes, vermelhos) e com brilho, além do uso de desenhos, escritas e tribais, resultado da técnica grafite, menciona o customizador paulista.
Em um dos mais recentes trabalhos ele realizou o envelopamento de um veículo com material que reproduz a arte de um grafiteiro, garantindo uma caracterização única para o possante. Segundo o profissional, o envelopamento em grafite é uma opção para quem gosta deste tipo de desenho, mas que deixa de fazer a grafitagem direta devido à possibilidade de desvalorização do veículo numa futura venda. “É uma opção reversível, já que futuramente basta fazer a retirada do adesivo para que o carro volte a ter a cor original”, expõe.

Outra novidade no setor é deixar o veículo invocado por meio de detalhes que tornam o envelopamento ainda mais específico. “As pessoas que me procuram querem veículos com aparência exclusiva, cores, estilo exclusivo”, relata Alemão, que inovou com a utilização de frisos e faixas. “Depois que algumas pessoas viram como ficou, este tipo de envelopamento virou febre em São Paulo”, conta.
Ousar na criação é uma das marcas de Alemão, que também já fez envelopamento em forma de quebra-cabeça, partindo de uma ideia anteriormente aplicada pelo pintor automotivo Fábio Haben.

Origem

Atualmente, Alemão é uma referência em customização de veículos no país. A experiência foi adquirida ao longo dos anos por meio de adesivação de ambientes, colocação de insulfilm e outros trabalhos. “Desde a infância sempre tive habilidade com o estilete. Um dia ajudei preparadores de carros de Interlagos e eles gostaram do meu trabalho. Passei a trabalhar com insulfilm e fazer outros serviços em casa, como hobby. Fiz o envelopamento do meu carro em preto fosco e as pessoas achavam que era pintura. Quando souberam que era adesivo, muitos passaram a pedir que a técnica fosse aplicada nos veículos”, relata.

Ele lembra que o envelopamento de veículos vem dos carros de pista. “Hoje minha inspiração vem de tatuadores, grafiteiros e também da cultura lowrider (carros com suspensão modificada)”, explana.
Em breve, a parceria de Alemão com a Alko deve permitir a fabricação de adesivos com desenhos para envelopamento, tendência que deve se expandir cada vez mais pelas ruas.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.