Divulgação

Comemoração dos 12 anos de Coral Juvenil Em Entre Rios do Oeste
Em Entre Rios do Oeste, o Coro Municipal Juvenil “Villa-Lobos”, comemorou 12 anos de fundação no dia 03 de março de 2015, com festa surpresa, organizado pelo Departamento de Cultura – Centro Cultural, para os mais de 50 coralistas participantes da oficina cultural, no hall de entrada do Centro Cultural.
No primeiro momento, a diretora e coordenadora cultural do município Rejane Vogt Anderle, explanou aos coralistas como foi o início do coral juvenil no município. De forma emocionada, relatou os altos e baixos que o grupo sofreu neste período, mas que nunca parou de ensaiar, sempre permaneceu perseverante e unido no fazer musical. Relatou que, como diretora de cultura na época da fundação, cargo que deixou em 2008 e voltou a ocupar em 2013, o adolescente e jovem tinha um perfil totalmente diferente, na qual as redes sociais e o celular não eram tão disseminados quanto hoje. Descreveu que no início, apenas 18 alunos faziam parte do coral, e que hoje, atende mais de 150 crianças, adolescentes, jovens e idosos, nos coros municipais Infantil, Infanto-Juvenil (regidos por Anderson Luis Back); Juvenil (regido por Gerson Daniel Giese) e da Terceira Idade (regido pela professora Alessandra Jesse), todos mantidos pela Secretaria de Educação e Cultura de Entre Rios do Oeste.
Rejane, encerrou agradecendo a cada coralista matriculado por fazer parte desta linda família coral juvenil. Citou que os jovens que saem do coral, quando atingem 18 ou 19 anos, dificilmente se perdem na vida, e da qual orgulhosamente citou o nome do ex-coralista Anderson Luiz Back, que com 11 anos, em 2005, iniciou seus estudos musicais no Centro Cultural de Entre Rios do Oeste, sendo também coralista no coral juvenil “Villa-Lobos” e atualmente, exerce o cargo de regente dos coros Infantil (05 a 07 anos); e Infanto-Juvenil (08 à 11 anos), bem como, instrutor das oficinas de bateria, percussão, flauta-doce e pianista de todos os coros municipais.
Além de contar com o regente fundador há 12 anos, professor Gerson Daniel Giese, que também é professor de música, nos cursos de piano, teclado e teoria da música, o grupo entrerriense foi o precursor na microrregião oeste do Paraná a contar com preparadora vocal exclusiva no coro juvenil, desde o ano de 2007, professora e cantora lírica Michele Coelho, formada na EMBAP de Curitiba, que durante todos estes anos acompanhou e ainda acompanha o grupo mensalmente, visando sempre incentivar o adolescente e jovem a cantar com o menor esforço físico possível, tirando da sua voz e do seu naipe, a melhor sonoridade possível.
O coro municipal juvenil “Villa-Lobos”, nestes 12 anos, já realizou inúmeras viagens culturais para Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Argentina, fez aberturas de grandes eventos a convite da Itaipu Binacional em parceria com o cantor Almir Sater, bem como, diversos espetáculos temáticos, apresentações na região, gravação de CD e acampamentos, todas estas, atividades para envolver ainda mais os seus cantores. O grupo agradece todos familiares entrerrienses, poder público municipal e, de forma especial, a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Entre Rios do Oeste, através da professora e secretária municipal professora Marilei Lerner, que com cuidado e apreço incentiva a cultura do município a tantas crianças, adolescentes, jovens e adultos.