João Livi/OP
Prefeito de Santa Helena, Jucerlei Sotoriva, representantes da Itaipu Binacional e secretários de Estado de Mato Grosso: encontro para conhecer e viabilizar o projeto em Mato Grosso
Conhecer os resultados práticos do projeto Cultivando Água Boa é o objetivo da comitiva de secretários de Estado de Mato Grosso e técnicos que cumpre roteiro de visitas aos municípios da região. Na sequência, as autoridades planejam assinar um termo de cooperação técnica entre Itaipu Binacional e o Governo do Mato Grosso no sentido de implantar um programa nesses moldes naquele Estado.
Segundo a secretária de Meio Ambiente do Mato Grosso, Ana Luíza Peterlini, as primeiras informações sobre o Cultivando Água Boa surgiram há alguns anos e diante dos comentários positivos do projeto, as autoridades mato-grossenses resolveram conhecer os trabalhos in loco, iniciando o roteiro segunda-feira (25) em Foz do Iguaçu, seguindo para Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Santa Helena, onde o primeiro dia de visitas encerrou com um jantar festivo entre representantes da Itaipu e lideranças da região lindeira. Queremos ver os resultados do programa que tem mostrado sua eficiência especialmente na recuperação de áreas degradadas de nascentes, permitindo a garantia da qualidade da água, aliando a essa qualidade o desenvolvimento sustentável da região, explica Ana Luíza. Viemos conhecer toda essa cadeia de relações que o programa faz entre agricultura familiar, recuperação de estradas, comunidades tradicionais e comunidades indígenas. É um programa que tem grande amplitude e acaba formando uma rede sustentável, grande desafio que nós temos pela frente, amplia a secretária.
Leia a matéria completa na edição impressa de hoje