O Presente
Geral

Cultivando Água Boa será case oficial do Brasil na Rio+20

calendar_month 24 de setembro de 2011
3 min de leitura
Divulgação
Pedro Mancuelo, diretor executivo de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu; Jussara Cony, secretária estadual de Meio Ambiente (RS); Samyra Crespo, do Ministério de Meio Ambiente; Aron Belinky, do Vitae Civilis; e Nelton Friedrich, diretor de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu durante o evento em Foz, ontem (23)

 

Oprograma ambiental Cultivando Água Boa, desenvolvido pela Itaipu Binacional, será um dos cases oficiais de boas práticas do Brasil na Rio+20, Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá de 04 a 06 de junho de 2012, no Rio de Janeiro (RJ). O anúncio foi feito ontem (23) pela secretária de Estado de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Crespo, no Seminário de Economia Verde e Inclusiva da Região Sul Brasileira e da Tríplice Fronteira, no Auditório Integração, no Centro de Treinamento da Itaipu.
O evento integra os Diálogos Nacionais: Rumo à Rio+20, promovido em todo o Brasil pelo Instituto Vitae Civilis – Cidadania e Sustentabilidade, com apoio da Green Economy Coalition (em português, Coalizão de Economia Verde).
“O Cultivando Água Boa foi escolhido por sua agenda concreta e séria, seu impacto regional, e pela universalização que esperamos obter com as ações implantadas aqui”, justificou a secretária. “As palmas têm que ser a vocês mesmos. Nós só reconhecemos o bom trabalho”, disse Samyra, ao ser aplaudida ao final de sua palestra na Itaipu, sobre os desafios da Rio+20 e o desenvolvimento sustentável.
A proposta de transformar o CAB como case, representando o Brasil na Rio+20, foi defendida pelo diretor de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu, Nelton Friedrich, no final do mês passado em Brasília, para a própria secretária Samyra Crespo, a convite do Ministério do Meio Ambiente.
Na ocasião, a representante do ministério já havia elogiado a experiência do CAB e demonstrado interesse em adotá-lo como referência de política pública. “Agora, tivemos essa agradabilíssima surpresa da oficialização do Cultivando Água Boa como case brasileiro da Rio+20”, disse Nelton Friedrich.

Agenda única
O anúncio da apresentação efetiva do CAB na Rio+20 foi o ponto alto do seminário de ontem, que teve ainda a palestra da secretária Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Jussara Cony; do coordenador de assuntos internacionais do Instituto Vitae Civilis e responsável pela articulação e coleta de projetos brasileiros para a Conferência das Nações Unidas, Aron Belinky; e do superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Juan Sotuyo.

Trinacional
Outro ponto de destaque foi a participação da Argentina e do Paraguai no debate promovido pelo Brasil. Para Belinky, embora sejam promovidos pelo Brasil, os Diálogos Nacionais Rumo à Rio+20 ganham com a inclusão de outros países fronteiriços. “A natureza não tem as mesmas fronteiras que aquelas impostas pela política. Uma bacia hidrográfica, por exemplo, atravessa nações e por isso seus projetos devem ser pensados em conjunto”, disse o coordenador do Vitae Civilis.
O legado deixado pela Eco-92, responsável pela adoção de mecanismos globais de governabilidade em vigência até hoje, impõe um desafio maior aos países participantes da Rio+20, na análise de Samyra. “Não podemos nos esquecer desses avanços e honrar este legado, mas precisamos lembrar que somos anfitriões, e não organizadores da conferência das Nações Unidas”, afirmou a secretária.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.