O Presente
Geral

Curso de Direito se consagra entre os 8 melhores do país

calendar_month 29 de setembro de 2011
4 min de leitura

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou oficialmente ontem (28) o ranking por aprovação no 4º Exame de Ordem Unificado. A lista contém uma agradável surpresa: o curso de Direito do campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) de Marechal Cândido Rondon ocupa a 8ª posição no Brasil e a 2ª colocação no Paraná com maior número de aprovados.
Conforme o coordenador do curso, Roberto Nassar, na primeira fase 12 pessoas que cursaram Direito no campus rondonense prestaram o Exame de Ordem, sendo que destas sete foram aprovadas. Estes, por sua vez, foram todos aprovados na segunda fase. “Na lista da OAB consta que tivemos quatro aprovados na segunda fase. Acontece que três pessoas que fizeram a prova ainda não tinham concluído o quinto ano e, portanto, não eram bacharéis em Direito e não constam na relação, mas sim em uma lista interna da própria instituição. Na lista atualizada estes três foram agregados e atingimos percentual de 58% de aprovação na OAB, ficando atrás no Estado somente da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que atingiu 59%”, declara.

Com base nisso, é possível afirmar que hoje o curso de Direito da Unioeste de Marechal Rondon está entre os oito melhores do país e é o segundo melhor do Paraná. “Apesar disso, ainda não estamos satisfeitos. Queremos muito mais. Desde sua implantação, em 2002, tínhamos o objetivo em fazer com que o curso fosse referência no Estado do Paraná e depois no Brasil. Queremos subir mais sete degraus que nos faltam e tenho certeza que vamos atingir”, garante.
De acordo com Nassar, um ponto positivo para consagrar o curso entre os melhores do país está o fato de que nos últimos oito anos a instituição trabalhou de forma harmônica. “Aquilo que era solicitado e todos os nossos anseios para solidificar o curso nós conseguimos, mesmo em se tratando de uma instituição pública e que sabemos que às vezes os pedidos são um pouco demorados para serem atendidos. Se tudo isso foi possível é graças à estrutura que foi dada ao curso. Hoje contamos com uma estrutura compatível com aquilo que nós planejamos: espaço físico, biblioteca, audiovisual, dentre outros. Mas melhor do que isso e mais importante é o corpo docente, o qual é extremamente qualificado”, enaltece.

Melhorias contínuas
“Por ser o curso mais novo do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) é o que está muito pujante e trabalhando bem. Isso dado à própria estruturação do curso e planejamento inicial feito com todo empenho e mobilização para implantação do mesmo. Essa luta é constante para que tenhamos melhorias contínuas”. A declaração é do diretor do CCSA, Juarez Bortolanza. Segundo o professor, que elogia a qualificação docente do curso, a direção do Centro já está solicitando a contratação de mais professores efetivos para que haja maior dedicação exclusiva. “Precisamos de um corpo docente maior e já estamos fazendo esta solicitação”, ressalta.
Bortolanza destaca ainda a estrutura do curso e lembra que os principais anseios foram atendidos pela direção-geral do campus, como a instalação de climatizadores nas salas de aula e aparelhos de multimídia, dentre outros equipamentos. “Contamos com uma biblioteca que tem um acervo constantemente atualizado. Estamos muito contentes e o resultado está aí: o curso de Direito é um dos melhores em referência do país”, comemora.

Verticalização
do curso
Questionado se existe projeto para verticalizar o curso de Direito, ou seja, investir além da pós-graduação na oferta de mestrado e doutorado, o diretor do CCSA revela que sim. “Eu e o Roberto já estamos trabalhando e mantendo contato com as universidades federais para que seja possível no próximo ano agregar professores em um Dinter (Programas de Doutorado Interinstitucional) relacionado especificamente à área jurídica. Além disso, para o próximo ano o Centro de Ciências Sociais Aplicadas já tem um trabalho voltado à qualificação de mestrado ou doutorado”, informa.
Bortolanza acrescenta ainda que foi formado o Núcleo de Práticas Sociais Aplicadas, o qual engloba os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. “O objetivo é formar um banco de dados na estrutura para posteriormente dar mais embasamento para que o Centro tenha o stricto sensu (mestrado ou doutorado) de referência, assim como está sendo o curso de Direito, que hoje possui renome nacional”, conclui.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.