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Cursos de Agronomia discutem parâmetros da profissão

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Com o objetivo de sanar a falta de par acirc;metros para autoriza ccedil; atilde;o de atua ccedil; atilde;o em diferentes aacute;reas na profiss atilde;o de engenheiro agr ocirc;nomo, uma s eacute;rie de reuni otilde;es ser aacute; promovida pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paran aacute; (Crea-PR) no Estado do Paran aacute; para discuss atilde;o da problem aacute;tica.
O primeiro dos encontros aconteceu ontem (07), na Universidade Estadual do Paran aacute;, campus de Marechal C acirc;ndido Rondon, reunindo coordenadores de cursos de Agronomia de seis cidades das regi otilde;es Oeste e Sudoeste.
Na ocasi atilde;o, o assessor da presid ecirc;ncia do Conselho, engenheiro agr ocirc;nomo Lineu Krul Guasque, foi o facilitador do debate entre representantes de cursos de Agronomia situados em Marechal Rondon, Toledo, Cascavel, Laranjeiras, Dois Vizinhos e Pato Branco.
A preocupa ccedil; atilde;o do Crea eacute; com uma nova realidade trazida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educa ccedil; atilde;o, que a partir de 2006 extinguiu o curr iacute;culo m iacute;nimo para a forma ccedil; atilde;o em Agronomia e estabeleceu apenas diretrizes, as quais permitem variadas interpreta ccedil; otilde;es, o que ocasionou diferencia ccedil; atilde;o de conte uacute;dos, disciplinas e cargas hor aacute;rias nos cursos. Em 2010 se formam as primeiras turmas decorrentes deste novo cen aacute;rio de ensino. Com isso, o Crea se v ecirc; sem o estabelecimento de crit eacute;rios para permitir ou vetar a atua ccedil; atilde;o em diferentes aacute;reas dentro da Agronomia.
De acordo com Lineu, como o Crea n atilde;o disp otilde;e de par acirc;metros para conferir determinadas atribui ccedil; otilde;es ao profissional, eacute; necess aacute;rio discutir entre os pr oacute;prios cursos quais devem ser estabelecidos para autoriz aacute;-lo.
Al eacute;m da forma ccedil; atilde;o universit aacute;ria, o engenheiro agr ocirc;nomo precisa obter credencial do Crea para poder atuar como profissional. ldquo;Temos que buscar uma solu ccedil; atilde;o para o problema e ela apenas come ccedil;ou a ser discutida. Pode ser que leve tempo, mas ao menos iniciamos esse processo de defini ccedil; atilde;o rdquo;, considera o assessor.

Matriz
Conforme o coordenador do curso em Marechal Rondon, Nardel Luiz Soares da Silva, atualmente existem no Brasil 172 cursos de Agronomia, dentre os quais 88 s atilde;o privados e 84 em institui ccedil; otilde;es p uacute;blicas; e 24 dos cursos s atilde;o ofertados no Estado do Paran aacute;. ldquo;Como os curr iacute;culos dos cursos s atilde;o flex iacute;veis, o encontro eacute; importante para conhecermos os Projetos Pol iacute;tico Pedag oacute;gicos de outros cursos para que possamos criar uma matriz de conhecimento rdquo;, avalia.

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