A educação de Medianeira tem mais um motivo para comemorar: ontem (18) foi dada a largada para a construção do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), conhecido como Escola Técnica.
A cerimônia aconteceu na sala de reuniões da prefeitura, onde o prefeito Ricardo Endrigo e a vice Delcir Aléssio receberam os representantes da Superintendência de Desenvolvimento Educacional (Sude), da Secretaria de Estado da Educação, do Núcleo Regional de Educação e da empresa responsável pela obra. Vereadores, secretários municipais e diretores de escolas também participaram da reunião.
Para a vice-prefeita, a Escola Técnica vai beneficiar toda região. É uma alegria imensa para Medianeira poder oferecer esta oportunidade para nossa comunidade, enfatizou. A chefe do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, Ivone Müller, também comemorou a conquista e ressaltou a importância da obra ser construída com responsabilidade.
O prefeito classificou o momento como histórico para o município e para a região pela importância do investimento na consolidação de Medianeira como polo de educação. Serão mais 1,2 mil alunos que vão se beneficiar com os cursos profissionalizantes, preenchendo uma lacuna que havia se formado com a transformação do Cefet em Universidade Tecnológica, expôs Endrigo.
Após a cerimônia na prefeitura, o prefeito levou os visitantes para conhecer o terreno de 20 mil metros quadrados doado pela prefeitura, no Parque Independência, onde a empresa Elos Engenharia Ltda., vencedora da licitação, já está instalando seu canteiro de obras.
O CEEP Medianeira será efetivado a partir do Programa Brasil Profissionalizado, em parceria entre o Ministério da Educação, Governo do Estado e prefeitura. A obra terá uma área de 6,5 mil metros quadrados, composta de salas de aula, laboratórios, biblioteca, cozinha, refeitório, anfiteatro, banheiros, quadra esportiva e bloco administrativo.
A Escola Técnica vai atender aproximadamente 1,2 mil estudantes em cursos técnicos de nível médio. Para Medianeira, estão previstos os cursos de automação industrial, eletromecânica e refrigeração e climatização. O valor da obra ficará em R$ 6,8 milhões.