O Presente
Geral

“Defendemos gestão de portas abertas para o campus”

calendar_month 4 de outubro de 2011
5 min de leitura

Oprocesso eleitoral para escolha dos dirigentes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) já começou. Os candidatos inscritos para os cargos em disputa estão em plena campanha. No próximo dia 25 a comunidade acadêmica vai escolher o novo reitor e vice-reitor, os diretores-gerais dos cinco campi e os diretores dos 16 centros distribuídos nas cinco unidades da instituição.
O professor doutor em História, Paulo Koling, é um dos candidatos a diretor-geral do campus de Marechal Cândido Rondon. Ele explica que a disponibilização de seu nome para ser candidato está relacionada à construção coletiva que vem sendo realizada no campus rondonense nos últimos anos, principalmente durante o período de 2004-2011. “A definição da candidatura foi resultado de discussões realizadas com professores, agentes universitários e acadêmicos e do apoio obtido durante os últimos meses. A participação do professor Davi Félix Schreiner – atual diretor-geral do campus e candidato a reitor da Unioeste – neste processo eleitoral foi muito importante, pois tem toda a confiança de que o campus continuará em boas mãos”, declara.

Na avaliação do rondonense, neste processo de escolha dos dirigentes da instituição, o que deve estar fundamentado na discussão são as metas e os caminhos que a Unioeste vai adotar ou trilhar durante os próximos quatro anos. “No dia 04 de outubro (hoje) completamos 31 anos de Ensino Superior em Marechal Cândido Rondon, quando houve a aula inaugural na antiga Facimar. Destes 31 anos, estou na instituição há 24 anos. A minha trajetória na Facimar e na Unioeste representa neste momento uma importante construção e consolidação da Universidade, no seu caráter público e na sua inserção social. Estamos hoje representando uma trajetória de vida, de colegas, de amigos e fundamentalmente de pessoas comprometidas com a universidade pública. Por outro lado, estamos dando o nome à nossa candidatura no campus como Universidade de Portas Abertas, que conta com dois sentidos: o primeiro é estar de portas abertas enquanto instituição pública e na sua relação com a sociedade; e o segundo, nos 24 anos de minha trajetória nunca me neguei a conversar e dialogar com qualquer aluno, agente universitário e professor para discutir questões da Unioeste. A direção de campus terá um perfil e uma posição de estar de portas abertas à comunidade universitária e de portas abertas à sociedade”, salienta.
Do ponto de vista da campanha, Koling menciona que estar de portas abertas representa uma posição de alegria, felicidade, envolvimento e engajamento de professores, alunos e agentes universitários que conhecem sua trajetória. “Não dá para desconsiderar que na campanha procura-se criar certos fantasmas e um deles é alegar que existe perseguição, medo e pressão. Isso, no meu entendimento, é mera retórica, pois o que está em discussão é que projeto de Universidade que nós temos”, expõe.

Metas e ações
O candidato a diretor do campus comenta que as principais diretrizes, metas e ações do plano de trabalho proposto estão divididas em quatro tópicos, sendo eles política pública estudantil no campus, valorização do ser humano e do serviço público, ensino, pesquisa e extensão, gestão universitária e planejamento do futuro. “O acesso à educação pública no Ensino Superior deve estar acompanhado de políticas que garantam a permanência dos acadêmicos na universidade, principalmente àqueles que dependem do seu trabalho e do trabalho familiar para custear seus estudos. Os programas de bolsas de estudo têm contribuído para este propósito, entretanto, é preciso viabilizar o acesso à moradia e à alimentação. Vamos dar continuidade às ações para a efetivação do Plano Plurianual, no que se refere à edificação do prédio e posterior manutenção do restaurante universitário e da casa do estudante”, destaca.
Koling enaltece que vai buscar apoiar o movimento dos agentes universitários e lutar por mudanças no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e a luta dos docentes pela revisão do PCCS, de acordo com as reivindicações da categoria e suas entidades representativas; e reivindicar a reposição e a ampliação das vagas e a realização de concurso público para agentes universitários e de docentes.
Com relação ao ensino, pesquisa e extensão, o professor afirma que vai incentivar e colaborar para a criação dos fóruns de discussão da educação superior, consolidar os programas de pós-graduação stricto sensu sediados no campus, objetivando a criação de cursos de doutorado, a abertura de novos PPGs (programas de pós-graduação), e apoiar a participação de docentes em PPG sediados em outros campi.

Gestão
De acordo com o candidato, a gestão é a parte indissociável do projeto da Unioeste. “Neste sentido, indicamos algumas metas e ações: contribuir para a construção e o exercício da democracia interna no âmbito das instâncias do campus, na gestão compartilhada e participativa e nas atividades com a comunidade acadêmica; acompanhar a implantação da nova estrutura da Unioeste e coordenar o processo de elaboração do novo estatuto e do novo regimento; adotar medidas e ações para a concretização do Plano Plurianual (2012-2015) aprovado no âmbito do campus, especialmente no que diz respeito à ampliação das vagas para concurso público e à construção do restaurante universitário, do anfiteatro, da casa do estudante, da academia e do ginásio de esportes”, enumera.

Futuro
Por fim, quando o assunto é planejamento do futuro, Koling destaca a necessidade de se pleitear recursos de custeio e/ou próprios para a realização de reforma emergencial nos prédios dos blocos atuais do Centro de Ciências Agrárias, bem como para a realização de reformas nos blocos de sala de aulas I e III e no prédio administrativo; e pleitear recursos para a aquisição de equipamentos de informática e de climatização de ambientes e mobiliários para o bloco II de salas de aula, para o sistema de climatização da biblioteca, para a academia de Educação Física e para o prédio do almoxarifado para a central de reagentes.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.