O vice-líder do Governo na Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Elio Rusch (DEM), usou a tribuna nesta terça-feira(06/09) para destacar os resultados obtidos pelo município de Toledo na agropecuária, já que, pela segunda vez, aquele município alcançou um Valor Bruto de Produção (equivalente ao PIB do agronegócio) superior a R$ 1 bilhão.
Elio Rusch também pediu a atuação urgente do Governo Federal no sentido de adequar o pavimento da BR-163, um dos mais importantes corredores de transportes da produção agropecuária em nosso País.
Segundo Rusch esta rodovia pede urgentes investimentos, já que passa por centros produtores importantes e por Estados que lideram a agropecuária brasileira. Fortalecer esta estrada é vital para o rápido escoamento da produção e para o fortalecimento do agronegócio paranaense.
Rusch observou que com a presença do governador Beto Richa, do Ministro da Agricultura e de diversos secretários de Estado o município de Toledo comemorou não apenas a alta produção agropecuária , mas, também uma série de conquistas como a construção de 345 casas , a ampliação da Fiasul e do abatedouro municipal de Vila Nova.
Produção
O deputado Rusch nota que Toledo tem o maior Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário do Paraná e da região Sul. Além disso, a cidade possui o maior rebanho suíno e o maior plantel de frangos do Paraná e é o terceiro maior produtor de leite do Estado.
O parlamentar lembra que a suinocultura é o carro-chefe da economia toledana, já que participa com a maior parcela do PIB da agropecuária em Toledo(36,54%) . Logo a seguir vem a avicultura 27,42%, os cereais com 27, 15% e a pecuária com 6,48%.
Elio Rusch observou ainda que apesar da grande produtividade e da expressiva contribuição para o PIB do Paraná, a região Oeste ainda carece de investimentos que viabilizem seu pleno desenvolvimento.