Fale com a gente

Geral

Dia da Saúde Ocular serve como alerta para prevenção

Publicado

em

Amanhã, 10 de julho, é celebrado o dia Mundial da Saúde Ocular. A data tem como objetivo alertar as pessoas sobre a importância dos exames preventivos, a fim de diagnosticar e tratar as doenças e evitar a perda visual.

“As pessoas, na maioria das vezes, não tem o hábito de realizar exames preventivos de doenças oculares, seja pela correria do dia-a-dia ou até mesmo por descuido. No entanto é recomendável que a cada ano sejam feitos novos exames”, enfatiza Marcus Tabox, cirurgião oftalmologista da Unimed Costa Oeste.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 314 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual no mundo todo e cerca de 45 milhões delas são cegas. “Mais de 75% destes casos poderiam ser evitados ou curados, se diagnosticados precocemente”, complementa Tabox.

Para evitar os problemas e ter uma visão saudável, o oftalmologista ressalta alguns cuidados como: uso de óculos escuros com proteção ultravioleta, realizar pausas durante o uso frequente do computador, para evitar o ressecamento da superfície ocular e o uso de boné no Verão. “As mulheres também devem ficar atentas na hora de comprar maquiagens, verificando a data de validade e se o item já foi dermatologicamente testado”, explica Tabox.

Teste do olhinho

O bebê, antes mesmo de receber a alta hospitalar, passa pelo teste do olhinho. O exame é realizado na primeira semana de vida. O procedimento é rápido, por meio do aparelho oftalmoscópico, parecido com uma lanterninha, que emite um feixe de luz.

Quando essa luz atinge a retina, os olhos saudáveis refletem tons laranja, amarelo ou vermelho. “O teste pode diagnosticar doenças como a Catarata congênita, infecções, traumas de parto e cegueira”, finaliza Tabox.

Copyright © 2017 O Presente