Em meio às comemorações do Dia da Criança, em 12 de outubro, outro motivo torna a data ainda mais especial: o Dia da Leitura. Presentear os pequenos com um livro infantil podem proporcionar a eles, conhecimento e diversão em um único pacote.
Segundo Cléo Busatto, escritora e contadora de histórias, as obras exercitam a imaginação dos pequenos e os preparam para o mundo real. Um texto de boa qualidade literária auxilia na formação do ser humano, pois conduz a uma vivência simbólica, social e pedagógica, observa a literária.
Como escolher?
Segundo uma pesquisa encomendada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a venda de livros no Brasil cresceu 7,2% em 2011. Mas todo cuidado é necessário: na hora de escolher o livro ideal para a criança, a atenção deve ser voltada à faixa etária indicada.
Até os cinco anos, as obras normalmente possuem efeitos e imagens em quantidade maior do que o texto e necessitam da leitura acompanhada de um adulto. Um livro como esse, aproxima a criança do objeto-livro e atrai os pequenos que não tem a prática da leitura em casa, complementa Cléo. Ler para a criança é imprescindível. Na leitura a dois há partilha de afetos, troca de informações e a melhor compreensão do texto, explica a escritora.
Biblioteca em casa
Formar uma biblioteca em casa é uma maneira de incentivo à leitura que traz resultados duradouros. As crianças podem compartilhar as obras com os irmãos e amigos e aumentar o interesse pela prática. Comentar uma determinada leitura com outros coleguinhas pode fazer surgir novos interesses por assuntos e autores. Consequentemente, novas leituras irão aparecer, num ciclo saudável e divertido, finaliza Cléo.