O Presente
Geral

Dicas para garantir preços na Black Friday

calendar_month 14 de novembro de 2016
3 min de leitura

Divulgação

Quem pretende aproveitar a Black Friday, que acontece neste ano no dia 25 de novembro, para fazer as compras de Natal, deve começar a monitorar os preços dos produtos desejados desde já. O evento nasceu nos Estados Unidos como uma ação promocional do varejo na sexta-feira pós-feriado de Ação de Graças e começou a ganhar força no Brasil em 2012. Para este ano, a previsão é de um crescimento de 34%, em faturamento em relação ao ano passado, quando movimentou mais de R$ 1,5 bilhão.

Apesar de efetivamente abrigar promoções e ofertas tentadoras, é preciso atenção do consumidor para fugir das armadilhas como descontos falsos e fraudes. É o que alertam os especialistas em consumo. O primeiro passo para o consumidor realizar uma compra com sucesso e sem riscos é buscar sites conhecidos onde ele próprio já tenha realizado alguma compra online antes da data. Tendo optado por algumas páginas de confiança, vale começar a olhar os preços agora para realmente saber se a loja está dando um desconto real no dia 25.

Um outro cuidado importante comprar de sites que tenham razão social, CNPJ, endereço físico, endereço virtual (cuidado com compras em redes sociais) e telefone para contato. Vale lembrar que a nota fiscal é essencial e garante ao consumidor a totalidade dos seus direitos.No caso de compras online, a nota costuma vir com o produto.

Independentemente dos itens estarem em oferta, o direito de arrependimento é regra para o comércio virtual. Essa é uma vantagem do consumo online em relação ao varejo direto. Porque nas lojas físicas, a obrigação da troca é por algum defeito apresentado pelo produto.

No caso das compras online, todos os consumidores têm sete dias para se arrependerem da compra, mesmo que o item seja exatamente o pedido e não tenha avarias. Esse direito tem que ser mantido mesmo em compras da Black Friday. Outra dica importante é verificar a cobrança ou não de frete.

 

Passagens aéreas são destaque

Ricardo Bove, diretor da BlackFriday.com.br, explica que entre as categorias que estão no Top 5 de preferência dos consumidores estão eletrodomésticos, celulares, eletrônicos, informática e móveis.

Neste edição, porém, passagens aéreas e pacotes de viagens deverão ter destaque. Para se ter uma ideia, na edição de 2015 as passagens aéreas e os pacotes de viagem passaram da 20ª para a 15ª posição, e a expectativa para este ano é que se consolidem entre os dez mais procurados, detalha.

Segundo ele, a cada ano mais consumidores estão aderindo ao evento. No ano passado, tivemos uma alta de 49% de números de pedidos e essa tendência de crescimento deve se confirmar ainda mais com a crise econômica. As pessoas estão aguardando a data para as compras de fim de ano, garante.

Com a aproximação do evento mais esperado pelo varejo brasileiro, a Black Friday, você já sabe como fazer para encontrar o produto desejado e com o menor preço? Hoje, comprar um produto que você deseja por um preço mais baixo do que planejava é sempre uma boa notícia e esperado por muitos consumidores.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.