O auditório da prefeitura de Marechal Cândido Rondon foi palco, ontem (13), de encontro realizado pela Secretaria de Educação para a entrega de certificados do Programa Formação pela Escola, modalidade à distância. Na oportunidade, se fez presente a responsável pela pasta, Marta Salete Bendo. O curso, que teve início em julho e encerrou em agosto, atendeu duas turmas do Módulo de Competências Básicas. Ao todo, 60 cursistas participaram de encontros presenciais realizados no Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) na Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto.
O Programa Formação pela Escola tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Conforme a secretária Marta, o FNDE busca estimular pessoas a contribuir para a melhoria da qualidade da educação e por isso implementou o Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE em parceria com estados e municípios. Através deste programa será formada uma rede de cidadãos voltada para a gestão e o controle social dos recursos públicos destinados à educação e aplicados pelos programas do FNDE em todo o território nacional. Os participantes devem contribuir com essa ação que busca melhorar a qualidade da educação em nosso país. A adesão aos programas demonstra o interesse e compromisso da administração municipal com a melhoria e qualidade do ensino, ressalta.
Para a tutora do curso, Marly Terezinha Buss, os conhecimentos repassados propiciaram a cada cursista um melhor entendimento nas ações e execução destes programas sem a possibilidade de fraudes já que esta questão é complexa e delicada, pois se trata de dinheiro público. É direito de toda a comunidade escolar fiscalizar a aplicação das verbas públicas que visam à melhoria da infraestrutura física e pedagógica das escolas, contribuindo para o desenvolvimento e a qualidade do ensino-aprendizagem dos alunos das escolas públicas, diz. Na próxima semana, iniciam mais duas turmas: uma do módulo de Competências Básicas e outra com o módulo PDDE.