O Presente
Geral

Educação ganha sistema único de cadastro para gerir Cmeis de Santa Helena

calendar_month 3 de janeiro de 2018
3 min de leitura

A Secretaria de Educação e Cultura de Santa Helena vai implantar neste ano um sistema de cadastro único para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) com o propósito de diminuir a lista de espera e evitar duplicidade de matrículas.

O projeto foi objeto de pesquisa do prestador de serviços de informática da prefeitura Sidney Pagel, em parceria com dois colegas, os quais, observando a demanda do município, transformaram-na no trabalho de conclusão de curso, iniciando o desenvolvimento de um software em março e concluindo em dezembro.

Pagel apresentou recentemente o sistema para o prefeito Airton Copatti, secretária de Educação e Cultura, Iolanda Lourdes Alves, e a coordenadora dos Cmeis, Sandra Soethe, que elogiaram a iniciativa. “Com a criação do software será possível agilizar os atendimentos e os encaminhamentos das crianças que precisam de uma vaga”, enalteceram.

 

Necessidade

Conforme explica Pagel, a ideia surgiu a partir da falta de um processo definido para controlar a fila de espera, sendo que muitos pais ou responsáveis se dirigem a mais de um Cmei para solicitar vaga ao filho. Em vista disso, segundo ele, quando verificada, a lista tinha, por exemplo, 300 nomes, mas 200 eram repetidos.

O programa consiste em realizar o cadastro de todos os Cmeis, dos responsáveis e dos alunos e dentro desses termos as opções de fazer a matrícula, a transferência e a desistência de vaga, algo parecido com o que tem o Estado hoje. “Pretendemos fazer o cadastro dos Cmeis, dos alunos que a Secretaria tem o controle, das matrículas que estão efetivas, lançar no sistema e averiguar se tudo está nos conformes. Se estiver correto, pretendemos a partir de janeiro ou fevereiro gerir os Cmeis totalmente pelo sistema”, comenta Pagel.

A coordenadora dos Centros Municipais de Educação Infantil, Sandra Soethe, diz que todos os pais e responsáveis terão acesso para verificar em que posição está o filho na lista de espera por meio do Portal da Transferência do site da prefeitura. “Nos distritos também ocorrerá o cadastro. Se a criança estiver na lista de espera no Cmei da Moreninha e abrir vaga em São Roque, será avisado, mandado e-mail e ligado para saber se o pai tem interesse pela vaga. Todo ano o sistema será atualizado”, destaca Sandra.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.