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Empresas apresentam tecnologia avançada em pneus

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Equipamento faz a leitura pelo chip colocado dentro do pneu da Goodyear (Foto: Luciany Franco/OP)

N atilde;o eacute; agrave; toa que o Show Rural Coopavel eacute; considerado uma vitrine tecnol oacute;gica. No evento, que encerra hoje (12), em Cascavel, s atilde;o apresentadas novidades para o Brasil e muitas vezes at eacute; para o mundo, nas mais variadas aacute;reas. No setor de pneus, dois produtos est atilde;o chamando a aten ccedil; atilde;o: o pneu radial agr iacute;cola da Pirelli, que promete rendimento tr ecirc;s vezes mais que os convencionais, e o sistema Goodyear de Controle Eletr ocirc;nico, que monitora a vida uacute;til dos pneus.
O Show Rural est aacute; recebendo o lan ccedil;amento da nova linha Earth Agro RT:01 da Pirelli, voltada agrave; agroind uacute;stria brasileira. Os pneus dessa linha foram produzidos especialmente para tratores de alta pot ecirc;ncia, colheitadeiras e pulverizadores. Este produto estar aacute; dispon iacute;vel ao mercado a partir do m ecirc;s de junho. ldquo;Este produto traz novas caracter iacute;sticas, como a melhor transmiss atilde;o da pot ecirc;ncia da m aacute;quina para o solo, o que colabora na economia de combust iacute;vel. Al eacute;m disso, a nova linha apresenta melhor autolimpeza e tratividade, pois utiliza planos diferenciados de rigidez da banda de rodagem para expulsar a terra acumulada no pneu rdquo;, explica Fl aacute;vio Bettiol Junior, diretor da unidade de neg oacute;cios Caminh atilde;o e Agro da Pirelli. Ele exp otilde;e que as t eacute;cnicas mais modernas da agricultura, como a de plantio direto, exigem tratores de maior pot ecirc;ncia. ldquo;E o pneu radial auxilia justamente na transmiss atilde;o de pot ecirc;ncia da m aacute;quina para o solo e tamb eacute;m na tratividade, o que colabora na autolimpeza e contribui para uma menor compacta ccedil; atilde;o do solo rdquo;, acrescenta.
Mas o grande destaque da linha, anuncia Bettiol, eacute; a alta durabilidade do pneu. A camada de borracha entre a banda de rodagem e a carca ccedil;a est aacute; 70% maior e as barras de tra ccedil; atilde;o receberam um refor ccedil;o na sua base para resistir aos picotamentos e lacera ccedil; otilde;es. O rendimento hor aacute;rio do novo produto pode ser at eacute; tr ecirc;s vezes superior a um pneu convencional equivalente.

Pneu com chip
O coordenador de Marketing da Goodyear, Josu eacute; Brum, tem convic ccedil; atilde;o que em breve a tecnologia de controle eletr ocirc;nico de pneus dever aacute; estar em todo tipo de ve iacute;culo, e n atilde;o somente em caminh otilde;es, como est aacute; apresentando a empresa. O sistema, j aacute; bastante utilizado na Europa e EUA, tem tr ecirc;s partes: um chip no pneu e outro no caminh atilde;o e o equipamento de leitura. Atrav eacute;s de equipamento espec iacute;fico, eacute; poss iacute;vel fazer uma leitura no pneu da sua vida uacute;til e imperfei ccedil; otilde;es que se apresentam ou podem surgir. A leitura eacute; enviada por bluetooh a um computador, onde pode ser armazenado todo o controle da situa ccedil; atilde;o dos pneus. ldquo;Isso facilita a vida de quem tem, por exemplo, uma frota de caminh otilde;es porque eacute; poss iacute;vel saber, mesmo que o ve iacute;culo esteja em viagem, quais s atilde;o suas condi ccedil; otilde;es e qual manuten ccedil; atilde;o deve ser feita quando chegar rdquo;, exp otilde;e.
A tecnologia, chamada de Tire IQ, tamb eacute;m pode ser utilizada pelo caminhoneiro aut ocirc;nomo. Brum explica que o custo maior eacute; do equipamento leitor, mas o caminhoneiro pode adquirir os chips ao colocar os pneus em seu caminh atilde;o. O controle, ent atilde;o, fica centralizado na revenda, onde ele poder aacute; fazer a leitura dos pneus. ldquo;Pelo custo de um pneu, eacute; vi aacute;vel colocar o chip para fazer a manuten ccedil; atilde;o correta e na hora certa. Pode ser caminh atilde;o de oito, de pneus, independente da quantidade, o investimento compensa rdquo;, destaca.
A grande vantagem do sistema Tire IQ, pontua o coordenador de Marketing, eacute; a redu ccedil; atilde;o do custo operacional. A tecnologia possibilita o acesso f aacute;cil a informa ccedil; otilde;es confi aacute;veis sobre manuten ccedil; atilde;o, reposi ccedil; atilde;o de pe ccedil;as, desgaste e press atilde;o de ar, entre outros. Para frotas, refor ccedil;a ele, o sistema eacute; interessante porque tamb eacute;m permite a rastreabilidade do patrim ocirc;nio. ldquo;Ve iacute;culos menores de empresas como Porsche, BMW, Mercedes Benz, que possuem tecnologia mais avan ccedil;ada, j aacute; est atilde;o utilizando esse sistema, que em breve j aacute; deve vir de f aacute;brica. Eacute; uma tend ecirc;ncia para o futuro rdquo;, conclui.

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