O Presente
Geral

Endividamento dos paranaenses aumenta em outubro

calendar_month 19 de outubro de 2013
2 min de leitura

O número de famílias que não têm condições de quitar as dívidas no Paraná praticamente cresceu quatro pontos percentuais em relação a setembro e fechou  o mês de outubro em 11,8%. O dado faz parte de uma pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR), na quinta-feira (17).

Segundo o levantamento, 86,4% dos paranaenses possuem algum tipo de dívida a ser quitada. Esse número apresentou leve queda na comparação com setembro, quando fechou em 86,1%. Apesar de terem dívidas, quase a metade os moradores do estado não consegue parar de consumir e de aumentar o endividamento.

Na pesquisa, o chamado índice de intenção de consumo das famílias foi de 151,5 pontos, contra 146,8 em setembro. Ao todo, 48,9% das pessoas admitiram que estão consumindo mais que no mesmo período de 2012 e apenas 24,7% acreditam que estejam gastando menos.

O maior vilão para o aumento das dívidas dos paranaenses, de acordo com a Fecomércio-PR, é o cartão de crédito. Conforme o levantamento, 68,5% das famílias admitiram que têm contas a pagar nos cartões. O número é bem superior ao registrado no financiamento de veículos, segundo item que traz dívidas às famílias, cuja resposta foi reconhecida por apenas 13,9% dos entrevistados.

Apesar do cenário desfavorável em relação ao presente, a maior parte dos entrevistados se mostrou mais segura quanto á situação em que se encontram no emprego. Nesse quesito, o índice alcançou 58,3% dos entrevistados e quase a metade (48,9%) acreditam em uma perspectiva positiva para os próximos seis meses.

Outro dado positivo descoberto pelo levantamento é que 76,7% das famílias acreditam que os rendimentos em 2013 estão melhores que em 2012.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.