O Presente
Geral

ENEM 2017: como funcionam os resultados?

calendar_month 27 de novembro de 2017
3 min de leitura

Após a tensão dos preparativos para as provas do ENEM, os candidatos que prestaram o exame em 2017 precisam lidar com a ansiedade de ter que esperar cerca de dois meses para ter acesso aos resultados. O tempo de espera é justificável: foram 6,7 milhões de inscritos, cujas redações precisam ser lidas uma a uma por, pelo menos, dois avaliadores.

A partir do dia 19 de janeiro 2018, as notas estarão disponíveis para consulta no portal do Inep e poderão ser utilizadas nos programas de educação superior do MEC – que garantem o acesso a universidades federais, além de bolsas e financiamentos em cursos de faculdades particulares.
Uma boa maneira de ocupar o tempo enquanto os resultados não saem é conhecer melhor como funciona cada um desses programas:

– Sistema de Seleção Unificada (Sisu): distribui vagas em universidades públicas de todo o país. Para participar, basta ter tirado nota maior que zero na redação (quanto mais alta a nota, maior a chance de passar). O processo seletivo para o Sisu abre logo depois do resultado do Enem e dura menos de uma semana.

– Programa Universidade para Todos (ProUni): direcionado a estudantes que buscam  bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares por todo o Brasil. Para participar, é preciso ter feito o Enem 2017, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. O candidato também precisará, obrigatoriamente, atender aos critérios de renda e escolaridade definidos pelo governo federal. As inscrições para o ProUni 2018 começam pouco depois do encerramento da seleção para o Sisu.

– Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): financiamento a juros baixos e prazo de pagamento facilitado, que só começa a contar depois da conclusão do curso. Pode concorrer quem fez qualquer edição do Enem a partir de 2010 e obteve desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado na redação. Também é necessário atender a certos critérios de renda familiar. O processo seletivo do FIES acontece assim que sair o resultado do ProUni, entre o final de janeiro e a primeira quinzena de fevereiro.

– Ingresso direto: com o resultado do Enem nas mãos – geralmente, a partir de 2010 -, é possível concorrer a vagas em faculdades particulares sem a necessidade de fazer o vestibular. Basta informar a nota em cada uma das provas do Enem e, caso tenha pontuação mínima necessária, fazer a matrícula. O período de inscrições varia de acordo com a faculdade escolhida.

Desvendada essa sopa de letrinhas, basta selecionar o programa que melhor atende as necessidades do estudante, a faculdade que deseja cursar e prestar atenção às datas de inscrição.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.