Fale com a gente

Geral

Equipe da Unioeste embarca para o Projeto Rondon

Publicado

em

Divulgação
Equipe da Unioeste que integra o Projeto Rondon

Acadêmicos e professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) seguem na manhã de sexta-feira (05), com destino ao município de Augusto Corrêa, no Pará, onde participam do Projeto Rondon – Operação Forte do Presépio, a ser desenvolvida no período de 6 a 22 de julho.

A equipe da Unioeste irá atuar no Conjunto B de ações, que envolve atividades na área da Saúde, com diagnóstico, combate, orientação e prevenção de doenças infecto parasitárias, além de trabalhar o relacionamento entre profissionais e pacientes. Outra área a ser trabalhada será em Tecnologia e Produção, disseminando soluções autossustentáveis (tecnologias sociais) que melhorem a qualidade de vida das comunidades.

Também serão promovidas ações que desenvolvam o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão-de-obra ligada ao comércio de bens e serviços, incentivando o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável e capacitando servidores municipais em gestão pública e de projetos. 

O Meio Ambiente será mais um tema a receber a atenção da equipe da Unioeste que pretende capacitar e realizar campanhas nas áreas de saneamento ambiental, particularmente no que se refere a resíduos sólidos, esgotamento sanitário e água, além de buscar a capacitação de produtores locais, com especial atenção a pequenos agricultores e pecuaristas.

A Comunicação será também uma área de atuação, com a equipe capacitando multiplicadores e servidores municipais na produção e difusão de material informativo para a população usando os meios de comunicação, em particular as rádios comunitárias. Também irá divulgar os serviços e programas oferecidos na esfera federal.

No município de Augusto Corrêa, a equipe da Unioeste vai trabalhar em conjunto com alunos da Universidade de Alfenas, de Minas Gerais. O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos ministérios e tem apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta inda, com a colaboração dos governos estaduais, das prefeituras e de empresas socialmente responsáveis.

A coordenação do grupo é do professor do curso de Agronomia, do Campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, Armin Feiden, e do professor de Turismo do Campus de Foz do Iguaçu, Mauro José Ferreira Cury. Os alunos selecionados para participarem do Projeto Rondon são os seguintes: Gustavo Henrique dos Reis, do curso de Ciências Biológicas; Lais Fernanda Juchen do Nascimento, de Engenharia Civil e Raissa Caroline Galego, também de Ciências Biológicas, todos do Campus de Cascavel.

Ainda integram o projetos os acadêmicos Karina Custódio, do curso de Turismo, do Campus de Foz do Iguaçu; Pâmela Ferreira da Cruz, do curso de Economia Doméstica, do Campus de Francisco Beltrão; Danimar Dalla Rosa e Fabio Corbari, ambos do curso de Agronomia, do Campus de Marechal Cândido Rondon; e Vicky Adrielli Rambo Cerioli, do curso de Engenharia Química, do Campus de Toledo.

Copyright © 2017 O Presente