Giuliano De Luca/OP

Castelo, de Marechal Rondon, revela vários temperos que podem ser integrados à receita, mas não diz quais ele vai usar amanhã (22)
Hoje (21) a guerra é dos temperos. A competição é amanhã (22), no 27º Concurso Nacional do Cupim Assado, que integra as festividades de aniversário dos 22 anos de Pato Bragado. São quase 300 concorrentes, que vão churrasquear mais de cinco toneladas de cupim, prato típico do município e que atrai milhares de pessoas, todos os anos, durante o evento alusivo ao aniversário da cidade. O sucesso é tamanho que a expectativa é triplicar a população total do município, de 4,8 mil habitantes. Só para o almoço deste domingo são esperados entre 12 e 15 mil apreciadores. Todos interessados no singular gosto do cupim assado a muita lenha, carinho e segredos quase nunca revelados.
Alcênio Scheurmann, conhecido como Bostinha, é figura carimbada em Pato Bragado. Já venceu diversos concursos de assadores em vários municípios, incluindo o Concurso Nacional do Cupim. São 19 anos assando alguns dos melhores cupins, mas nem sempre foi assim. Na primeira festa, meu cupim ficou doce, duro e cru. Comemos cachorro-quente no almoço. É sério!, lembra. Mas ele decidiu que mudaria o jogo. Já no segundo ano seus pratos foram classificados com o 2º, 3º, 7º e 9º lugares.
Leia a matéria completa na edição impressa de hoje