Fale com a gente

Geral

Espera por edital deixa concurseiros apreensivos

Publicado

em

Concursos públicos são excelentes oportunidades para quem deseja ter uma vida estável – profissional e financeiramente falando. Diversos órgãos e entidades federais ofertam vagas para cargos disponíveis que contemplam diversas áreas.

Um dos certames mais esperados é o Concurso do Ministério Público da União. Anteriormente previsto para 2017, o processo seletivo foi adiado e só acontecerá no próximo ano. O anúncio do adiamento aconteceu no dia 20 de setembro e foi justificado pela possibilidade de causar impacto financeiro. Outro ponto importante é que o adiamento aconteceu após Raquel Dodge assumir o cargo de procuradora-geral da República.

Reações dos candidatos

Concurseiros interessados nas vagas oferecidas se mostram apreensivos com o adiamento. Boa parte dos futuros candidatos não aprovou a notícia, justamente pelo fato de já terem realizado toda uma preparação para o certame.

Por outro lado, pessoas que ainda não se sentiam devidamente preparadas para a prova terão mais tempo para estudar. Além disso, quem estava focado em outros concursos poderá agora dedicar-se exclusivamente ao concurso MPU.

Detalhes sobre o certame

O concurso do Ministério Público da União, que será realizado em 2018, ainda não teve o número total de vagas definido. No entanto, todos já conhecem os cargos ofertados: técnico e analista, além de técnico de segurança institucional e transporte.

A expectativa dos concurseiros é que o edital do MPU seja divulgado nos primeiros meses do próximo ano. Isso porque o preenchimento de vagas no órgão está confirmado na Lei Orçamentária de 2018. No entanto, nenhuma confirmação foi feita a respeito.

Outro detalhe importante confirmado é que a seleção contará com vagas imediatas, ou seja, os candidatos aprovados serão convocados logo após a aprovação ser confirmada.

Abaixo, listamos outras informações a respeito do Concurso MPU 2018:

  • Remuneração: para as vagas de carreira técnica, o salário inicial é de R$ 7.578,69. Já para os analistas, o valor é de R$ 12.368,56;
  • Escolaridade: para o cargo de técnico, será necessário ter concluído o ensino médio. Analistas precisarão ter o nível superior completo;
  • Comissão: a mesa da comissão organizadora contará com os servidores do órgão – Blal Yassine Dalloul (presidente), Eloá Todarelli Junqueira, Sandra Roberta de Souza Oliveira, Tatiane Diniz da Silva, Denise Costa Recedive e Rayza Madlum de Paula;
  • Data da divulgação do edital: não divulgada;
  • Data de inscrição: não divulgada;
  • Data das provas: não divulgada;
  • Regiões contempladas: todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.

No último concurso…

Em 2013, foi realizada a última seleção do MPU. Foram oferecidas 263 vagas, distribuídas por 21 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Mais de 4 mil convocações foram realizadas devido ao alto déficit de servidores do órgão, que atualmente conta com 1.626 servidores. Como o último concurso já teve seu prazo de validade encerrado, apenas através de um novo certame será possível contratar.

Copyright © 2017 O Presente