A área educacional tem sido um dos setores que tem recebido atenção especial por parte do Governo do Estado. Tão logo foi eleito, o governador Beto Richa assumiu o compromisso de promover melhorias, tanto que o vice-governador Flávio Arns foi nomeado para ocupar a Secretaria de Educação. Na semana passada já foi divulgada uma relação de municípios da região que serão contemplados com melhorias na estrutura de educandários, como reparos na rede elétrica, reformas e ampliações.
Ontem (30) o deputado estadual Elio Lino Rusch esteve no Jornal O Presente para anunciar que as medidas em prol do setor de educação não param por aí. Ele declarou que o secretário de Educação confirmou que será concretizado um pleito que o parlamentar havia apresentado junto ao Governo do Estado. Trata-se da construção de novos colégios em Pato Bragado e Marechal Cândido Rondon. Em ambos os casos haverá o desmembramento das unidades estaduais da estrutura que abriga escolas municipais. No caso de Pato Bragado, a estrutura possui dois prédios, sendo um bastante antigo e outro que construímos há cerca de dez anos. Precisamos desmembrar o colégio estadual da escola municipal. Conseguimos fazer com que o vice-governador se sensibilizasse, até porque ele conhece a situação da educação no Paraná. Com muita alegria posso dizer que o colégio estadual será construído. A obra só não vai começar neste ano porque não há recurso previsto no orçamento, mas a edificação será iniciada em 2012, revela o deputado.
Da mesma forma, o município de Marechal Cândido Rondon também contará com um novo prédio. Assim será possível desmembrar o Colégio Estadual Monteiro Lobato da Escola Municipal 25 de Julho, localizado no Jardim Primavera. Há igualmente neste caso a necessidade de desmembramento, menciona Rusch.
Conforme o parlamentar, o vice-governador está buscando junto ao governo federal recurso para que seja possível viabilizar a construção dos dois novos colégios. Entretanto, acrescentou, se o pleito não for atendido, o secretário garantiu que o governo estadual assume a obra e vai construir as duas unidades.
Pato Bragado
Rusch lembra que a solicitação para construção de um prédio para abrigar o Colégio Estadual de Pato Bragado é bastante antiga. Quando o Beto Richa foi eleito governador, eu participei de uma reunião em Pato Bragado e na ocasião me disseram que o principal pleito do município era a construção do colégio estadual, assim como melhorias na área de segurança pública. Também recebi lideranças de Pato Bragado no meu gabinete solicitando a construção do educandário. Para nossa felicidade, podemos afirmar que temos a palavra empenhada do vice-governador e secretário de Educação de que isso será uma realidade, enfatiza.
Marechal Rondon
No caso de Marechal Rondon, o deputado estadual recorda de outro educandário que foi desmembrado a partir de um empenho do parlamentar, caso do Colégio Estadual Frentino Sackser e da Escola Municipal Antonio Rockenbach, no Bairro Botafogo. Ele menciona ainda que trabalhou em prol da construção do novo prédio do Colégio São Lucas, da reforma completa do Colégio Estadual Eron Domingues e do miniginásio, da ampliação e reforma do Colégio Estadual Antonio Maximiliano Ceretta, e de melhorias nos colégios de Margarida e de Iguiporã, dentre outros. Isso tudo aconteceu há mais de dez anos e representa qualidade na educação e melhoria no aprendizado dos nossos alunos. Este é o nosso papel: quando estava na oposição, fiz uma oposição coerente ao Governo do Estado; quando era governo trouxe as obras. Agora voltei a ser governo, e como integro a base de apoio ao governador e tenho apoiado o Beto Richa, é minha responsabilidade atender os municípios, independente de que partido pertence o prefeito. O meu mandato é passageiro, o que permanece são os meus atos e minhas ações, destaca Rusch.