O governo do Estado publicou na última passada o edital de licitação das obras da sede própria do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop). Com isso, a Prefeitura de Cascavel já está autorizada a contratar a obra. A previsão é de que o processo técnico-burocrático consuma 60 dias e então os trabalhos de execução do projeto começarão ainda neste ano, informa o presidente do órgão, o prefeito de Diamante do Sul, Darci Tirelli.
O projeto arquitetônico da obra está na Seplan, a Secretaria de Planejamento de Cascavel, que acompanha o processo desde o início. A previsão de investimento na futura sede é de R$ 8.330.000. Desse valor, R$ 4.000.000 foram liberados pelo governo estadual a fundo perdido e o restante virá dos 25 municípios integrados ao consórcio e do governo federal.
O terreno, de 6.700 metros quadrados, foi doado pela Prefeitura de Cascavel ao Cisop. Ele está localizado na avenida Brasil, em direção à FAG. A estrutura física terá 4.676 metros quadrados, pelo menos quatro vezes maior que o ambiente atualmente disponibilizado pelo Consórcio.
A previsão do presidente Darci Tirelli é de que as obras fiquem prontas, depois de iniciadas, em prazo de 18 meses. A sede atual já não tem mais condições de atender a demanda diária de pacientes, que é de 1.300. Com a futura sede, o Cisop ganhará em qualidade e em comodidade tanto aos profissionais quanto aos usuários do sistema público de saúde, diz Darci.
Especialidades
O Cisop é formado por 25 municípios, a grande maioria de pequeno porte, que encontram dificuldades, por conta própria, de dar atendimento em especialidades às pessoas que dependem do sistema público de saúde. Atualmente, o Consórcio oferece consultas e procedimentos em 25 áreas médicas. Além dos servidores técnicos e administrativos, são 75 médicos contratados para atender diariamente aos pacientes dos municípios integrados.