Fale com a gente

Geral Mudanças climáticas

Estados do Sul estão sob alerta de tempestade, aponta Inmet

Aviso tem vigência de 20 horas

Publicado

em

(Foto: Ana Paula Wilmsen/OP)

Setembro começa e, sendo o primeiro mês da primavera climática, deve ser acompanhado por tempestades acima da média no Brasil.

Essa característica já é anunciada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu alerta laranja para tempestade nos Estados do Sul. O aviso tem vigência de 20 horas e foi publicado às 16 horas desta quinta-feira (1º).

De acordo com o instituto, há possibilidade de chuva intensa, com acumulados variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia. Além disso, estão previstos ventos intensas, com rajadas de 60 a 100 km/h, e queda de granizo.

Com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos, o Inmet indica a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) com fontes de informações e para procurar ajuda.

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

“Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, orienta o órgão.

Frente fria

O alerta do Inmet é justificado pela ação de um frente fria no Brasil, que deve mudar o clima ainda hoje. Conforme o MetSul, a chuva deve chegar ao Paraná nesta sexta-feira (2) com alcance localizado.

A precipitação antecede uma massa de ar frio, que faz as temperaturas despencarem no final de semana. Clique aqui e confira a matéria na íntegra.

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente