A neve prevista para a Serra do Rio Grande do Sul se confirmou. O fenômeno foi registrado na madrugada desta segunda-feira (22), em São José dos Ausentes, e se intensificou nas primeiras horas da manhã cobrindo o município de branco. Por volta das 8h30, fazia -0,6°C na cidade.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a neve pode continuar a cair amanhã (23). Segundo a meteorologista Lúcia Goulart, o frio deverá ser maior na terça. “O frio que fez hoje é menor do que o previsto para amanhã. A massa de ar frio e seco deve permanecer até sexta-feira, com temperaturas negativas nos três estados do Sul, especialmente na Serra e no Planalto, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina”, salienta.
Mínimas desta segunda no RS
Canguçu: -1°C
Soledade: -0,7°C
São José dos Ausentes: -0,6°C
Caçapava do Sul: -0,5°C
Santiago: -0,2°C
Palmeira das Missões: 0,9°C
Passo Fundo: 0,8°C
Santo Augusto: 0,7°C
Uruguaiana: 0,6°C
Canela: 0,3°C
Erechim: 1°C
Bento Gonçalves: 1,3°C
Porto Alegre: 5,3°C
Santa Catarina
Pelo menos cinco cidades do Oeste e da Serra de Santa Catarina também registraram neve entre o final da madrugada e o início da manhã desta segunda-feira (22). Em Chapecó, Pinhalzinho e São Miguel do Oeste, na região Oeste, e Lages, na Serra, o fenômeno climático ocorre de forma isolada. Em São Joaquim, na Serra, a neve cai com intensidade entre moderada e forte, com acúmulo. As informações são da Epagri/Ciram.
Segundo meteorologistas, a temperatura vai despencar com o avanço da intensa massa de ar polar por Santa Catarina. De acordo com informações da Epagri/Ciram, durante a segunda (22), a sensação térmica na Serra catarinense pode chegar a -22°C à noite. Já na capital catarinense, deve ser de -3°C. O cálculo é feito utilizando a combinação de temperatura e intensidade do vento.
Confira as temperaturas de SC
São Joaquim: -0,5ºC
Água Doce: -0,4ºC
Morro da Igreja: -0,3ºC
Joaçaba: 2,4ºC
Chapecó: 2,8ºC
Timbé do Sul: 4,4ºC
Criciúma: 9,1ºC
Florianópolis: 10,4ºC
Paraná
O Paraná amanheceu com temperaturas baixas e com chuvas fortes nas regiões próximas da capital e norte nesta segunda-feira (22). De acordo com a Somar Meteorologia, a menor temperatura foi registrada em Clevelândia, na região central, com 2,1ºC. Em Francisco Beltrão, Pato Branco e Cascavel, os termômetros marcaram mínimas em torno de 4ºC. Na capital, o dia começou com mínima de 10,6ºC.
Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, não deve mais chover no oeste e no sudoeste do Estado. A combinação de frio e umidade gera condição favorável a precipitação de neve também na parte sul do Paraná. Chance de chuva congelada também no sudoeste, parte dos Campos Gerais e na capital entre a tarde e noite.
A tendência é de que as temperaturas mínimas sejam registradas no final do dia. Está mais frio nas áreas mais ao sul e oeste do Estado, regiões onde as temperaturas estão inferiores aos 10ºc nesse momento. No extremo sul do Estado, região de Palmas e Clevelândia, há possibilidade de ser observada chuva congelada nas próximas horas.
Em Marechal Cândido Rondon, hoje os termômetros marcam mínima de 4°C e máxima de 12°C. Para amanhã (23), quarta (24) e quinta-feira (25), há possibilidade de geada ao amanhecer e temperaturas de 1°C.
Confira as temperaturas do PR
Barracão: 1°C
Cascavel: 3°C
Clevelândia: 1°C
Curitiba: 11°C
Guarapuava: 8°C
Irati: 8°C
Londrina: 14°C
Marechal Cândido Rondon: 6°C
Maringá: 11°C
Palmas: 7°C
Pato Branco: 2°C
Toledo: 5°C