O Presente
Geral

“Estou adorando o desafio e essa nova experiência”

calendar_month 2 de setembro de 2011
6 min de leitura
Reprodução
Apresentador Fausto Silva e a modelo e apresentadora de comerciais Claudia Helena durante o programa: “Ele (Faustão) é um excelente profissional e o melhor chefe/professor que algum profissional pode ter”

Os domingos à noite ficaram mais interessantes desde que uma rondonense fez sua primeira aparição em um dos principais programas da Rede Globo, embelezando a televisão e levando sua simpatia contagiante para todo o Brasil. Trata-se da modelo Claudia Helena Swarowsky, que está prestes a completar cinco meses como apresentadora de merchandising do Programa do Faustão.
Além de demonstrar desenvoltura na frente das câmeras, tem chamado atenção a relação afetuosa entre a rondonense e Faustão. Diferentemente das apresentadoras que antecederam Claudia, em que havia muita formalidade, com a modelo o apresentador tem demonstrado um comportamento descontraído e frequentemente ele menciona o nome de Marechal Cândido Rondon, divulgando o município ao vivo.

Veja uma participação de Claudia no programa:

A carreira de sucesso de Claudia Helena surgiu repentinamente e por insistência de uma madrinha que residia em Curitiba. Em 1995, ela inscreveu a rondonense no concurso The Look of The Year, promovido pela Agência Elite e que hoje se chama Elite Model Look. Embora nunca tenha se despertado para a profissão, quando se deu conta já estava em São Paulo para a final nacional, depois de ter sido aprovada em seleções anteriores.

A primeira viagem internacional foi para o Japão. Por ter optado não parar de estudar, a rondonense viajava nas férias para o exterior e conciliava os trabalhos durante o ano letivo. Quando terminou o Ensino Médio, conseguiu ir para diversos países, como Estados Unidos, França, Itália, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Suécia, Chile e Argentina. Entretanto, a base foi a Europa, onde trabalhou em muitas coleções, como Chanel, Christian Dior, Versace, Hugo Boss, Jimmy Choo, dentre outros, além de ter feito catálogos, campanhas publicitárias e revistas.
No Brasil, Claudia Helena também se tornou uma modelo de destaque. Dentre os trabalhos mais marcantes estão editoriais e capas de revista, campanhas publicitárias e catálogos, mas em especial comerciais para a televisão para empresas como Havaianas, Motorola, Zero Cal, O Boticário, C&A e Taiff.

Convite inesperado

Arquivo pessoal
faustao1

A modelo rondonense conversou com a reportagem do Jornal O Presente, oportunidade em que falou sobre a nova profissão e fez uma autoavaliação de sua performance. De acordo com Claudia, a oportunidade de assumir a função foi algo inesperado. Ela relembra que no ano passado estava retornando da Espanha para passar as festas de final de ano com sua família já com o plano de iniciar a carreira jurídica, já que é formada em Direito pela Unioeste. “Quando cheguei, o diretor da minha agência no Brasil me disse que havia um teste para ser apresentadora comercial do Domingão do Faustão. Estavam à procura de alguém já havia um tempo e ele agendou a data para eu fazer o teste. Já era final de dezembro e fui fazer o teste no Projac. Nos dias posteriores ligaram para a minha agência e confirmaram que eu havia sido a escolhida para fazer parte da equipe do Domingão. Eu fiquei muito feliz, embora surpresa, pois não esperava e nem imaginava que nesta vinda ao Brasil poderia acontecer tudo isso”, declara.A única experiência em programa de televisão até então havia sido na Televigo de Marechal Cândido Rondon, quando a modelo apresentava o “Moda By Claudia Helena”. “Eu não tinha experiência, muito menos em um programa da dimensão do Programa do Faustão e ao vivo. Não tenho formação jornalística e tampouco havia feito algum curso ou preparação para a televisão. Embora muito diferente, acredito que a experiência com o programa na Televigo tenha me dado uma noção da carreira dentro da televisão e de certa forma me ajudado. Obviamente o ao vivo, como são os programas do Domingão, é uma experiência desafiadora e muito diferente de um gravado. A responsabilidade e o controle emocional precisam ser maiores, pois se errar não há como corrigir”, destaca.

Autoavaliação

Questionada sobre qual a autoavaliação que faz desta experiência na televisão, mesmo que seja por um período curto, de cerca de cinco meses, Claudia Helena diz que tem sido um desafio em sua vida profissional, mas salienta que está sentindo que aos poucos tem ficado mais tranquila em frente às câmeras. “Ainda tenho muito que aprender, que superar e que melhorar. Mas acho que, como tudo na vida, com a prática e com o conhecimento as coisas vão ficando mais automáticas e seguras. Isto é o que busco e almejo. Quero melhorar e aprender a cada dia”, afirma. “Estou adorando o desafio e essa nova experiência”, acrescenta.
A rondonense comenta que como está há 16 anos no mundo da moda aprendeu a lidar com as críticas. Isso tem auxiliado na televisão, já que está em maior exposição e para todo Brasil. “As críticas construtivas recebo com muita gratidão, pois o que mais quero é melhorar e crescer sempre, seja como pessoa ou profissional. Esse tipo de crítica acaba sempre ajudando. Já as críticas negativas às vezes me fazem pensar e ver se realmente estou indo pelo caminho certo, me fazem refletir, pois muitas vezes também é possível extrair coisas positivas e que podem me ajudar a crescer. Por fim, as críticas maliciosas eu simplesmente descarto”, ressalta.

Futuro

Arquivo pessoal
faustao2

Segundo a modelo rondonense, os programas de domingo são ao vivo, sendo que em alguns finais de semana acontecem em São Paulo e nos outros no Rio de Janeiro. Durante a semana a equipe da produção conta com muitas atividades como reuniões, gravações de quadros, dentre outros. “Por enquanto estou me dedicando a aprender a fazer da melhor maneira o merchandising e os quadros em que participo. Não pensei e por enquanto nem tenho pretensão em ser atriz. Acho que não levo muito jeito não”, responde, quando perguntada se já almeja outros caminhos para o futuro na televisão.Devido ao novo trabalho, a carreira de modelo sofreu uma limitação, tendo em vista que agora a disponibilidade está mais restrita. Entretanto, a rondonense continua viajando pelo Brasil e exterior e ainda está conciliando as duas profissões. “Sempre que possível faço os trabalhos pertinentes à moda. Felizmente está saindo tudo muito bem”, menciona.Bacharel em Direito, Claudia tinha a pretensão de voltar ao Brasil neste ano para retomar os estudos e iniciar carreira jurídica. Com a oportunidade que surgiu para ser apresentadora de merchandising no programa global, o projeto ficará quem sabe para o futuro. “Fui pega de surpresa com essa oportunidade na Rede Globo e agora a vida jurídica está guardada para quem sabe algum dia”, aponta.

Relação com Faustão

A mídia nacional aponta o apresentador Faustão como sendo uma pessoa de personalidade difícil e bastante exigente no trabalho. Não é raro vê-lo criticando ao vivo a equipe de produção, caso ocorra algum imprevisto no programa. Sobre o assunto, Claudia Helena acredita que as pessoas não o conhecem de fato. “O Fausto é uma pessoa e um profissional incrível. Generoso, educado, inteligentíssimo e muito simpático. O diferencial de um programa ao vivo está nisso: é transparente e no improviso, então por isso que muita gente interpreta de forma distorcida. Ele é um excelente profissional e o melhor chefe/professor que algum profissional pode ter”, elogia.

Arquivo pessoal
fausata3
 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.