Fale com a gente

Geral

Excesso de chuvas pode ocasionar perdas em áreas isoladas

Publicado

em

Joni Lang/OP

Até o momento, chuvas intensas trouxeram alento à maior parte das lavouras, mas se o excesso persistir próximo da fase final, pode gerar perdas

A quantidade de chuva registrada em Marechal Cândido Rondon entre domingo (24) e quarta-feira (27) foi de 91 milímetros, o que equivale a mais de 50% do previsto para todo o mês, cuja média é de 176 milímetros. No acumulado, desde o dia 02, quando teve o primeiro registro de chuva, até quarta-feira, foram 235 milímetros de chuva, cerca de 35% acima do planejado para maio.

Chuvas intensas foram registradas em todo o Estado, principalmente nas regiões Oeste e Sudoeste, cuja média passou de 40%. Na microrregião, o município com menor intensidade de precipitação pluviométrica foi Entre Rios do Oeste, com 212 milímetros; já Nova Santa Rosa teve o maior registro, somando 269 milímetros.

Conforme o engenheiro agrônomo da Copagril, Edimar Oswald, devido à época, a forte incidência de chuvas não chega a causar prejuízos aos produtores no sentido da colheita. Contudo, diz que o excesso de precipitação pluviométrica pode ocasionar algumas perdas em determinados locais. Não é motivo para causar alerta ou lançar algo negativo. A safra para as culturas de inverno é mantida com boa expectativa, entretanto, áreas isoladas tendem a sofrer pequenas perdas, afirma.

Leia a matéria completa na edição impressa de hoje

Copyright © 2017 O Presente